início do conteúdo

I Jornada da Diversidade - "AfroBrasilidades"

Início: 3 de Novembro de 2016 às 18:30

Término: 4 de Novembro de 2016 às 18:00

Publicado em: Campus Várzea Grande / Local do evento: Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande

Nos dias 03 e 04 de novembro de 2016 será realizada a I Semana da Diversidade do IFMT Várzea Grande, com a temática "AfroBrasilidades". A programação do evento contará com palestra, minicursos, oficinas, relato de vida e apresentações culturais. 

Sobre o evento
por Fuad Rachid Jaudy

"O Brasil não é para principiantes", já dizia Tom Jobim, aconselhando aos desavisados sobre as particularidades da realidade nacional. País miscigenado, cuja cultura se deu pela confluência das matrizes africana, europeia e indígena, nossa condição impôs desafios a inúmeros intelectuais que tentaram responder o que é o Brasil. Cada qual, a sua maneira, buscou tangear estas questões e enxergar no cadinho brasileiro o que estava por trás dos nossos costumes.

Nesse sentido, a 1º edição da "Semana para Inclusão da Diversidade" visa estabelecer diálogos e intercâmbios de saberes, tendo como tema norteador a diversidade cultural da África, bem como suas influências na construção da nossa história. No intuito de promover o reconhecimento e a valorização da cultura Afro, o evento em questão proporcionará aos participantes apresentações artísticas, palestras, mesas-redondas, oficinas e comidas típicas.

Espera-se que o contato com a música, a dança, a estética, a culinária, as histórias dos movimentos de resistência e os relatos de experiências vividas por estrangeiros negros sensibilizem para a reflexão sobre o respeito às diferenças, a desconstrução dos preconceitos e o combate às injustiças sociais.

PROGRAMAÇÃO

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT