início do conteúdo

1.304 estudantes atletas dos 19 campi participam do 5º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso em Primavera do Leste

Publicado por: Reitoria / 18 de Maio de 2018 às 16:19

1.304 estudantes atletas dos 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso participam dos 5º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) que ocorrem de 20 a 25 de maio, na cidade de Primavera do Leste. A abertura ocorrerá nesse domingo (20/05), a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Pianão, na Rua Oliveiro Porta, nº 1.300, bairro Parque Eldorado, no município de Primavera do Leste (MT).

As delegações se encontrarão às 16 horas no Campus Primavera do Leste para uma foto oficial. Logo em seguida, sairão em carreata pela cidade até o Ginásio Pianão, local de abertura do evento.

A quinta edição dos jogos bateu o recorde de inscritos na história do Instituto Federal de Mato Grosso com 1.304 estudantes. Os estudantes irão competir em 11 modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Os estudantes do IFMT que participam do evento têm suas despesas de hospedagem e alimentações custeadas por ajuda de custo ao discente para participarem dos Jogos.

As equipes campeãs do JIFMT obterão classificação para a etapa regional dos Jogos do Instituto Federal etapa Centro-Oeste (JIFCO) que ocorrerá em Goiânia, sediado no Instituto Federal de Goiás (IFG), no período 27 a 31 de agosto de 2018. Posteriormente, os vencedores do IFMT no JIFCO participarão da etapa nacional que ocorrerá em Fortaleza, no Ceará, no período de 24 a 28 de setembro, tendo como instituto sede, o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, salientou que é uma satisfação para o Instituto Federal promover um evento dessa envergadura, levando um número maior de atletas, envolvendo mais servidores e toda a comunidade do campus Primavera.

“O Campus Primavera do Leste abraçou essa ideia em parceria com a Prefeitura que tem feito um bom trabalho no município, e tem valorizado principalmente a presença do IFMT na região. Isso é muito importante, fortalece o nosso evento, principalmente viabiliza a realização. O JIFMT é uma oportunidade de nós estreitarmos os nossos laços de integração entre os nossos alunos dos 19 campi e servidores no município de Primavera”, disse o reitor.

Willian de Paula acredita que os jogos proporcionarão bons momentos, lances maravilhosos dentro e fora de quadra. “Os alunos levarão uma imagem que realmente Primavera é a estação de um esporte. Quero agradecer o trabalho da equipe da Proex e o brilhante trabalho do nosso diretor, Dimorvan Brescancim e todo o seu campus. Além disso, quero ressaltar a importância do trabalho do profissional de educação física nos campi”.

O pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques, destacou que os jogos estimulam o esporte, a formação desses estudantes atletas como cidadãos, a integração entre os alunos dos 19 campi, bem como fortalecem a marca IFMT, na cidade sede dos JIFMT.

Para a realização do JIFMT em Primavera do Leste, estão envolvidos cerca de 200 servidores de todos os campi e reitoria para acompanhamento, apoio e atendimento aos estudantes, além de 168 colaboradores de Primavera do Leste. A realização do evento só foi possível com a participação da comunidade acadêmica, da Direção Geral e parceiros em Primavera do Leste.

Para o pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques, a expectativa para os jogos é a melhor possível. “Os jogos na nossa concepção ajudam a formar o nosso aluno enquanto cidadão. Nos jogos, o estudante lida com a derrota, a vitória e o trabalho em equipe. Enfim, o dia a dia dele na coletividade”.

Sobre o questionamento de como o Instituto Federal consegue fazer um evento nessa dimensão, num momento político e econômico com cortes no orçamento da união Marcus Taques salientou que é o desafio da administração pública em geral.

“É fazer mais com menos. Aqui no IFMT temos uma singularidade que nós mesmos que realizamos o evento, ou seja, a reitoria e o campus sede. Os servidores se envolvem muito no evento. E com isso conseguimos uma economia grande na organização. Outra forma de reduzir os custos são as parcerias na cidade sede. Sem a parceria com a prefeitura de Primavera ficaria inviável o evento. Como também algumas escolas públicas e privadas que cederão os locais para os jogos”, disse Marcus Taques.

O diretor-geral do Campus Primavera do Leste, Dimorvan Brescancim, ressaltou a importância da realização dos jogos para o campus, vai no sentido de que a unidade é nova e pouco conhecida pela população local.

“Todos os anos, a equipe do campus Primavera ao divulgar os processos seletivos aos alunos de escolas públicas e privadas, faz um grande esforço para poder mostrar o que é um curso profissionalizante e quais são as oportunidades que o campus oferece, tanto para o ensino médio técnico como para o ensino superior. Com os jogos, a gente acredita que o movimento de mais 1.300 alunos atletas durante uma semana na cidade, hospedados nos hotéis, frequentando a praça de alimentação, o comércio e movimentando as quadras de esporte, vai trazer um fortalecimento da marca – Instituto Federal de Mato Grosso – não só para nós, mas para todos os visitantes, o que é o IFMT e esse grande evento que é o JIFMT”, pontuou Dimorvan Brescancim.

Sobre a participação dos parceiros, o diretor-geral falou que eles estão extremamente envolvidos na realização do evento para que o campus possa receber e atender todos as 19 delegações dos campi do IFMT que estarão nos visitando nesses dias.

“É muito gratificante esse evento que junto da reitoria estamos realizando. Creio que fica um legado: ‘Primavera, estação do esporte, JIF 2018’. Vai ficar marcado na história dessa instituição que completa em 2018, 10 anos de existência, o JIFMT em Primavera do Leste”, disse animado, Dimorvan.

Os 5º JIFMT tiveram os seguintes parceiros em Primavera do Leste:  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar,  UNIC - Primavera do Leste, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste,  Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Cultura, de Infraestrutura e o Departamento de Esporte, Igreja São Francisco, Academia Bushido, Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, Escola Municipal 13 de Maio, Escola Municipal Parma Vida, Sociedade Aquática de Primavera do Leste, Salão Paroquial da Igreja de São Cristóvão e Primacredi.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT