3º JIFMT: A cerimônia de abertura será no dia 12/06, na cidade de Tangará da Serra

Publicado por: Reitoria / 17 de Maio de 2016 às 17:16

A cerimônia de abertura do 3º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso será no dia 12 de junho (domingo), às 18 horas, no Tangará Tênis Clube (TTC). Segundo a comissão organizadora do evento, a presença de todas as delegações é obrigatória, pois haverá desfile de abertura e será feito o credenciamento das equipes.

Após a cerimônia, haverá a comemoração de aniversário dos dois anos do Campus Tangará da Serra. O prazo para inscrever as equipes nos jogos encerra nessa quarta-feira, dia 18 de maio, via online, onde cada chefe de delegação já recebeu o login e senha, da comissão organizadora.

O diretor do Campus Avançado Tangará da Serra, Gilcelio Luis Peres, cidade onde será sediado o 3º JIFMT, avalia que a realização do evento é um desafio. “Teremos a presença de estudantes de 18 campi, no qual a cidade ganha com a prática esportiva, estimulando a vida saudável”, disse Gilcelio Peres.

O Pró-Reitor de Extensão, professor Levi Pires de Andrade, disse que o JIFMT é importante, pois propicia uma integração de todos os estudantes, além de representar um grande evento para a comunidade local.

O JIFMT tem como objetivo promover dentre os Campi do Instituto Federal, ampla mobilização da juventude estudantil em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando cada vez mais a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, direcionados para a construção de um mundo melhor, mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

Além disso, os Jogos tem como objetivo, introduzir, diante da convivência com diferenças culturais, sociais e morais, possibilidades para que o aluno vivencie a realidade construída a partir de pontos de vistas diversos; proporcionar aos alunos um ambiente de convivência com as diversidades culturais e sociais, buscando a integração entre eles e utilizar o desporto como meio de educação, na formação moral do cidadão e desenvolvimento da sua saúde física e mental.

Onze modalidades esportivas serão disputadas nos Jogos: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela