Abertura da III Jornada Científica do campus Várzea Grande foi um sucesso

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Maio de 2018 às 11:10

Na tarde de ontem, dia 02 de maio de 2018, foi dado início ao maior evento anual do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, a III Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2018, com a palestra "A Reocupação do Norte de Mato Grosso no Século XX: Das linhas telegráficas à colonização", com o Prof. Julio Cesar dos Santos, diretor do campus Alta Floresta.

A abertura oficial do evento foi realizada às 18:30, no pátio do campus, e contou com a presença da Reitora Substituta do IFMT, Glaucia Mara de Barros, do Diretor de Pós-Graduação Dr. Rafael de Araújo Lira, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Dr. Wander Miguel de Barros, e o Pró-Reitor de Extensão, Me. Marcus Vinicius Taques Arruda, da Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Me. Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia, representando o Pró-Reitor de Ensino, Me. Carlos Câmara, e, para finalizar o dispositivo de honra, o Diretor-Geral Substituto do IFMT Várzea Grande, Prof. Me. JOão Bosco Lima Beraldo.

Estiveram presentes, ainda, a Coordenadora de Iniciação Científica, Silvana Santos da Cruz, o Professor José Bispo Barbosa, o Pró-Reitor de Administração, Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, e o Diretor Geral Pró Tempore do IFMT Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, João Vicente Neto. Uma das atrações do evento foi o Coral VGD; veja uma das músicas apresentadas.

Segundo o Diretor Geral Substituto, João Bosco Beraldo, a Jornada "é uma oportunidade de mostrar para a comunidade na qual estamos inseridos o que tem sido desenvolvido no IFMT, mais especificamente no campus Várzea Grande, em termos de ensino, pesquisa e extensão". Para João, é uma grande satisfação ver a apresentação do Coral do campus, que tem estudantes regularmente matriculados, egressos e alunos de cursos FIC, e "essa é uma forma de traduzir as ações inclusivas que a gente promove aqui".

Para a Reitora Substituta do Instituto, Gláucia, a presença do diretor de Alta Floresta palestrando no evento demonstrou que o IFMT trabalha em rede: "Estamos em 19 campi, unidos". "Mesmo com a ausência, sentida, de Professora Sandra, todos fizeram um belíssimo trabalho; está bonito de ver e está dando a nós a certeza da alegria e do capricho com que cada um cuidou deste evento", frisou Gláucia.

Mais duas palestras foram realizadas, ainda, na noite de ontem: "Gestão Pública: Dimensões e perspectivas no Brasil atual", com Jean Marcel Caum Camoleze, e "O cenário operacional e linguístico do ensino de Libras: da Educação Básica ao Ensino Superior", com Dr. Gláucio Castro Júnior; essa última, parte da programação do I Fórum das Especializações.

O evento continua até amanhã (04 de maio). A programação do evento inclui, além de palestras, oficinas, mesa-redonda e apresentações culturais, atividades direcionadas para o público do Ensino Superior e para os cursos de Especialização à distância do campus. Veja a programação completa AQUI.

Veja o ÁLBUM DE FOTOS DO FACEBOOK