Ativa conquista prêmio da Anprotec com Plano de Ação para Negócios de Impacto

Publicado por: Reitoria / 21 de Agosto de 2019 às 16:16

O dia 14 de agosto de 2019 foi significativo para a Ativa Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pela conquista do prêmio do programa de Incubação e Aceleração de Impacto durante conferência da Anprotec. O programa é uma parceira entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), ICE (Inovação em Cidadania Empresarial) e Sebrae, com o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social.

O Plano de Ação da Ativa foi um dos cinco vencedores do país, premiados após concorrer com mais de 30 iniciativas de incubadoras de diferentes regiões e pretende transformar alguns projetos de extensão do Teresa de Benguela em empreendimentos de impacto social ou ambiental, para que eles possam se tornar uma associação ou cooperativa e tenham sua continuidade assegurada após o fim do projeto.

“Este é o quarto ano do programa da Anprotec e nossa primeira participação. A Ativa competiu com incubadoras referência para nós e conseguimos o prêmio. Ele simboliza o reconhecimento do nosso trabalho e a importância de firmar essa agenda de atuar com negócios de impacto”, comemorou a gerente Léa Morais.

O prêmio também inclui uma cortesia para a Conferência de 2020; participação em Missão Internacional além da mentoria de empresários e investidores da Rede ICE para os negócios de impacto. Ele foi a etapa final de um trabalho começado com um workshop em dezembro de 2018, seguido por atividades de formação a distância, de janeiro a abril, e de mentoria para o plano de ação sobre inclusão de Negócios de Impacto.

O Plano de Ação da Ativa se estende até 2024. Inicialmente, para trabalhar a agenda serão inseridas vagas específicas para negócios que trabalhem com, pelo menos, um dos ODS da agenda 2030, nos editais de pré-incubação e incubação. O objetivo é que ainda em 2019 a incubadora tenha pelo menos quatro negócios de impacto que servirão de exemplo nas capacitações e serão colocados como protagonistas em eventos do IFMT.

“Acreditamos que começar já executando a incubação com estes negócios é uma forma de sensibilização da temática e uma maneira de sinalizar o compromisso institucional com o impacto”, pontua Léa.

A estratégia será criar o Programa Impact Fab, que terá como objetivos a mudança de mentalidade da equipe da Ativa e, posteriormente, do público-alvo; seleção prioritária de negócios de impacto para os processos de pré-incubação e incubação; e acompanhamento no processo de incubação ajustado para negócios de impacto.

Impact Fab - O programa será dividido em etapas, começando por sua constituição, regulamentação e implementação. Em seguida será feita a capacitação da equipe da Ativa em Negócios sociais, Negócios de Impacto social e ambiental, Sustentabilidade, Classes sociais, pobreza e impacto de negócios nesse contexto, Objetivos estratégicos ONU Agenda 2030 e Inovação social. Outros assuntos serão o contexto histórico, atualidade e visão de futuro da Extensão e a diferença entre ações sociais, projetos sociais e negócios de impacto, além da Modelagem de negócios, Como mensurar e acompanhar o impacto e os Modelos de geração de receitas em negócios de impacto.

Uma vez capacitados, os gestores de núcleos da Ativa e coordenadores de Extensão serão multiplicadores do conhecimento para extensionistas, atores da sociedade que desenvolvem ações sociais nos municípios, parceiros outros atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso. “O objetivo é que aqueles que já desenvolvem ações sociais tenham o olhar do empreendedorismo, da sustentabilidade econômica, da geração de renda e da inovação social”, completa.

Em cada campus do IFMT serão realizados workshops de transformação de projetos de Ação Social em Negócios de Impacto Social e de transformação de projetos de Sustentabilidade em Negócios de Impacto Ambiental. Nesses eventos também serão prospectados negócios e capacitados possíveis empreendedores.

A quarta etapa prevê a seleção das ideias e negócios para os processos de pré-incubação. Finalmente, na etapa cinco, com duração de 12 a 24 meses, será feita a seleção de ideias e negócios para os processos de incubação e realizada a construção de Edital de seleção específico para receber os pré-incubados que apresentaram viabilidade de negócios. Os negócios de impacto serão acompanhados e deverão traçar seus indicadores de impacto ainda no primeiro semestre de incubação. Estes servirão de norte para o acompanhamento das empresas e a geração de valor social de cada uma.

Números da Ativa – Antes de 2017 não havia empresas incubadas ou empresas juniores em funcionamento no IFMT. Hoje, os campi Confresa, Bela Vista e Juína contam com empresas juniores e são incubadas 16 empresas de diferentes áreas como alimentos, tecnologia e artes. Em dez campi também já existem Núcleos Incubadores.

Prêmios – Também foram recebidos os prêmios "Experiência Exitosa" na Reditec (2018), a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ao programa Teresa de Benguela (2018) e Células Experience (2019).