Aulas técnicas movimentam rotina de estudantes do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Abril de 2016 às 16:28

Segundo Kléberson Cardoso, aulas e visitas técnicas axiliam na compreensão da teoria pela prática e pela vivência do real

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram na semana passada, aulas técnicas na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – AL/MT, em Cuiabá e no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG. As visitas foram nos dias 12 e 14 de abril, respectivamente.

Segundo o Chefe do Departamento de Ensino do campus, Kléberson Cardoso de Jesus, “sair do espaço da sala de aula e vivenciar os espaços reais do mundo do trabalho é de fundamental importância para que os estudantes compreendam a aplicabilidade das temáticas a que se dedica a estudar”. Uma aula ou uma visita técnica “axilia na compreensão da teoria pela prática e pela vivência do real, o que certamente torna a aprendizagem mais significativa”

Na terça-feira, dia 12 de abril, no período noturno, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, acompanhados dos professores Hellen Bucair e João Bosco Beraldo. Segundo Hellen, a visita foi conduzida pelo professor José Ival, servidor da Assembleia há 19 anos.

No primeiro momento da visita, José Ival fez uma explanação sobre a Assembleia e sua origem. Logo após, levou os estudantes para o Museu da Memória, onde contou a história da AL e de quem já passou por lá. Depois, levou-os numa sala onde ficam armazenados os projetos de lei e as leis arquivadas. Os estudantes visitaram, também, os gabinetes, o restaurante e a capela. Após isso, acompanharam uma sessão legislativa, que estava acontecendo no momento.

Por fim, José Ival chamou os deputados Wilson Santos e Jajá Neves para falar com os estudantes. Segundo Hellen, Wilson contou que aos estudantes que estudou na instituição e tem um carinho muito grande pelo IFMT e Jajá falou sobre a importância da qualificação em gestão e a importância do curso. José Ival finalizou a visita presenteando-os com cópias da Constituição Federal.

Segundo Hellen, “o objetivo da visita foi levar um conhecimento prático para que os estudantes possam remeter à vida profissional e como cidadãos”, justamente porque estão estudando sobre os poderes na disciplina de Estado, Governo e Administração, especialmente o poder legislativo. Para a professora, “foi uma visita muito rica, muito cheia de detalhes”.

Durante a tarde do dia 14 de abril, os estudantes do 3º semestre dos Cursos Integrados de Técnico em Logística e Desenho de Construção Civil, realizaram uma visita técnica ao Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG. Segundo o professor Jucelino Gimenez, o objetivo era “ proporcionar aos alunos do campus Várzea Grande a possibilidade de conhecer laboratórios de uma Universidade com o intuito de despertar o interesse pela pesquisa e também a vontade de cursar o ensino superior”.

Os estudantes foram recebidos pelo Pró-Reitor do campus e pela Coordenadora dos laboratórios, que fizeram uma fala de cerca de 30 minutos, explanando sobre os projetos que os alunos vêm desenvolvendo na Univag, e sobre o atendimento às pessoas carentes nas clínicas médicas do campus. Logo após, os estudantes fizeram um tour pelo campus, visitando a biblioteca e os laboratórios. Segundo Jucelino, durante a visita os estudantes puderam conhecer o acervo da biblioteca e assistir a demonstrações de química, física, microscopia, solo e outros.

Veja mais fotos na página da Univag.