Campus Várzea Grande encerrou atividades da Oficina de Orientação Profissional com êxito

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Novembro de 2017 às 15:22

Nos dias 27 de outubro e 10 de novembro de 2017 foi realizado o encerramento das atividades da Oficina de Orientação Profissional no Ensino Médio, realizada com os alunos do 5º semestre dos cursos de Logística e Desenho de Construção Civil do IFMT Várzea Grande.

Segundo Fernanda Zanata, psicóloga do campus e orientadora das oficinas, "é um trabalho muito interessante e dinâmico e sempre muito diferente, pois são com turmas e pessoas diferentes". Esta foi a segunda vez que Fernada realizou as oficinas, com modificações, incluindo outras atividades. Para ela, "foi muito gratificante".

Rebecca Teodora decidiu participar da orientação porque estava em dúvida sobre qual faculdade fazer. "Hoje eu posso dizer que os encontros me ajudaram bastante, pois fizeram eu me conhecer melhor e ver o que eu gosto e tenho facilidade", explicou.

Para Beatriz e Matheus, de DCC, a oficina "nos mostrou de forma mais clara e dinâmica maneiras de nos autoconhecer e entender melhor nossas ideias e interesses". Segundo eles, "o decorrer da oficina se tornou divertido e também proporcionou um espaço onde pudemos nos expressar abertamente".

"A orientação profissional me esclareceu em vários pontos. Pude distinguir meus hobbies do que realmente penso em trabalhar. Concluo o curso com a certeza de que a minha realização pessoal se dará a partir do autoconhecimento", explicou Bruna Fernanda.

Sobre o Projeto

O projeto Orientação Profissional propõe a criação de um espaço que tem o intuito de promover um ambiente facilitador para o desenvolvimento, onde o adolescente possa desenvolver o autoconhecimento no sentido de conseguir adequar seus recursos à realização de investimentos possíveis no mundo do trabalho e escolha profissional, além da possibilidade de contribuir com a Educação Profissional e a transição da escola para o mundo do trabalho.

A orientação profissional coopera com o processo educativo, pois leva o indivíduo a refletir sobre si mesmo e sua trajetória pessoal e profissional, se conhecendo e se percebendo como um cidadão no mundo, capaz de transformá-lo.