Campus Várzea Grande participou da Série Concertos Didáticos, da Orquestra de Mato Grosso

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Abril de 2017 às 15:45

No dia 06 de abril o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande participou da Série Concertos Didáticos, promovida pela Orquestra do Estado de Mato Grosso. Foram cerca de 50 estudantes do ensino médio, atividade que integrou a disciplina de Artes, e integrantes do Projeto Pauta Viva.

Segundo Liza Paro, professora de Artes do campus e Coordenadora do Pauta Viva, "a importância deste evento se dá na possibilidade que se abre a essas crianças e jovens, de conhecer e prestigiar movimentos artísticos de qualidade, proporcionando um crescimento de seu senso estético que vão levar por toda a vida".

"A arte não está tão disponível a estes jovens, então a escola passa a ter um papel fundamental nesse processo de aproximação, estreitando cada vez mais esta distância e trazendo o jovem para dentro das salas de concerto", explicou Liza.

Para Samuel Ramos, estudante do 4º semestre de Logística, "ganhamos um pouco de sabedoria e conhecimento, pois não podemos viver apenas com nossos próprios pensamentos, às vezes se abrir ao mundo é um boa ideia".

Já Heitor Neves, do 4º de DCC, ressaltou a participação da orquestra: "Mas tudo ficou melhor com o pessoal da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso, pois, uma coisa é você escutar a música sendo cantada, outra coisa é você poder sentir a música só pelos instrumentos. Você consegue sentir a música e sua imaginação flui melhor".

"A Série Concertos Didáticos, que acontece todos os anos e é exclusivamente dedicada a instituições de ensino, certamente já faz parte do calendário de eventos deste campus!", concluiu Liza.

Concertos Didáticos 2017

O formato especial dos Concertos Didáticos é, certamente para muitos jovens, a primeira janela de acesso a obras de extraordinários mestres das artes, numa grande investida da Orquestra do Estado de Mato Groso, que aposta no papel transformador da arte aliada a educação.

Em 2017, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, a OEMT leva “A Farsa da Boa Preguiça”, divertida adaptação da obra de Ariano Suassuna para pátios, quadras e auditórios de 20 instituições de ensino em Cuiabá e Várzea Grande.

Desde a criação da série, em 2007, os Concertos Didáticos enfocam a formação de novas plateias e a democratização do acesso à música de concerto. Saiba mais: https://www.orquestra.mt.gov.br.