Campus Várzea Grande participou de ação contra o Aedes realizado pela Reitoria

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Abril de 2016 às 16:53

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Várzea Grande foram convidados para participar de mais uma ação de combate e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada na última sexta-feira, dia 15 de abril de 2016, na Reitoria do Instituto, localizada no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

Segundo a professora responsável pelas ações contra a Zika no campus, Saiani Zarista, a ação foi feita com 26 estudantes do curso de Logística, do período vespertino, acompanhado de duas monitoras de Saúde e Ambiente, Gabriela e Eliza. A turma chegou na Reitoria por volta das 15:30h e os estudantes foram recepcionados pelo professor Cláudio Bernardi (biólogo que trabalha na Reitoria com educação a distância e no campus Octayde).

A turma foi dividida em grupos de 4 (quatro) estudantes, que foram orientados sobre como seria a ação. Segundo Saiani, foram aplicados questionários para os moradores do entorno do prédio da Reitoria, sobre o que tem sido feito em suas residências para combater o mosquito. Os estudantes também estavam distribuindo panfletos relacionados ao tema. “Saímos todos, onde cada grupo tomou uma frente de trabalho, aplicando os questionários e entregando os panfletos. Questionário esse que será nosso banco de dados para o projeto do Aedes que iremos fazer”, explicou Saiani.

Para a professora, os estudantes, apesar da timidez inicial, se saíram muito bem na ação, aplicando o questionário e entregando os panfletos informativos. “Pude perceber o envolvimento deles, e também um certo orgulho por estarem fazendo parte de uma ação tão importante de combate e conscientização contra a proliferação e nascimento do mosquito que é o vetor de várias doenças graves para a população”, frisou Saiani.

Os estudantes do campus Várzea Grande, que já realizaram várias ações no combate ao Aedes (veja aqui), inclusive nas próprias residências e de familiares, estão, segundo Saiani, “mais sensibilizados e conscientes quanto a importância da eliminação do mosquito”.