Campus Várzea Grande realiza I Jornada Científica "Expedições Seculares"

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Abril de 2016 às 12:13

Submissão de resumos podem ser feitas até o dia 09 de maio no site https://www.even3.com.br/JCPEX

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, nos dias 24 e 25 de maio de 2016, sua I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - "Expedições Seculares". O evento é um espaço que promove a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica e tem o objetivo de estimular a participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo.

Interessados em apresentar pôsteres devem submeter o resumo (que pode ser de artigo, TCCs, dissertação, projetos, etc.) até o dia 09 de maio de 2016 (PRORROGADO!), no SITE DO EVENTO. Todos que estão envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão e os demais que gostariam de apresentar seus trabalhos desenvolvidos ou mesmo em andamento, podem submeter para apresentação, que será no dia 25. As regras de submissão e os modelos do pôster e do resumo estão disponíveis no site do evento. O modelo do resumo, em anexo.

A programação terá minicursos e oficinas, palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e mostras. A palestra de abertura será ministrada na noite do dia 24 de maio por Nélio Bizzo, professor de biologia da USP, com o tema "Darwin: no telhado das Américas". A mostra contará com uma sala de exposição do Expedições Seculares 2015 e, além disso, o evento contará com a participação do Inclusão Literária, durante o dia 25/05, com leitura para crianças, no pátio do campus.

A inscrição para a Jornada e suas atividades devem ser realizadas no site, até o dia 24 de maio. Para confirmar a inscrição é preciso trazer um um livro infantil (pode ser história em quadrinho, revistinha, etc.) no dia do credenciamento. Os livros serão doados para o Projeto Inclusão Literária e também para as crianças do bairro que comparecerem ao evento.

Envio de Trabalhos/Datas Importantes
Envio de Resumos: até dia 04 de maio
Envio de Minicursos: finalizado
Inscrições: até dia 24 de maio

Sobre a Jornada

As Jornadas Científicas do IFMT Várzea Grande terão seus temas relacionados ao Projeto de Ensino Expedições Seculares, que tem o objetivo de proporcionar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes do nível médio. Em 2015, o projeto teve como temática condutora A Questão Indígena no Século XXI. Na primeira fase do projeto os estudantes e servidores visitaram a duas aldeias do Povo Pareci no município de Campo Novo do Parecis.

Assim sendo, a I Jornada terá o tema voltado às questões indígenas, com uma sala temática expositiva dos trabalhos realizados durante o projeto, em 2015. Além disso, palestras e mesas-redondas também se voltarão ao tema. Inscreva-se e saiba mais: I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JCPEX 2016 (para se inscrever, é preciso fazer um cadastro simples no site).

Sobre o Projeto Inclusão Literária

O Projeto Inclusão Literária, coordenado pelo historiador e produtor cultural, Clovis Resende Matos, atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares, o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revistas, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música.

O foco está nos jovens, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca para acesso de todos.

O quê: I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JCPEX 2016
Quando: dias 24 e 25 de maio de 2016