Campus Várzea Grande realizou Colação de Grau do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Julho de 2017 às 16:58

Na última sexta-feira, dia 07 de julho de 2017, foi realizada a Colação de Grau dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Desenho de Construção Civil do IFMT Várzea Grande. O evento, que foi realizado na Reitoria do Instituto, contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino Ms. Carlos André de Oliveira Câmara, representando o Reitor, Willian de Paula, e com o Pró-Reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques Arruda.

Fizeram parte da mesa de cerimônia, a Diretora-Geral do Campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, o Chefe de Departamento de Ensino, João Bosco Lima Beraldo e o Coordenador do Eixo de Infraestrutura, Bruno Leandro Rodrigues. Estiveram presentes também no evento outros professores do curso, servidores do campus e amigos e familiares dos estudantes.

O formando Fellipe Barbosa procedeu o juramento dos novos Técnicos em Desenho de Construção Civil. Adelian Oliveira proferiu o discurso de agradecimento e, segundo ele, foi uma tarefa muito difícil colocar em um discurso dois anos de tantas emoções. "Tomamos a decisão que mudaria nossas vidas e escolhemos pela tradição e a certeza de sermos bem preparados para o mercado de trabalho". Para o estudante, nenhum dos desafios que encararam seriam possíveis de enfrentar sem a ajuda e compreensão dos professores, tendo paciência e apoiando todos os estudantes, juntos aos cônjuges, pais e amigos.

O estudante haitiano, Bellius Augustin, também fez um discurso de agradecimento e deu um relato de vida aos presentes. Bellius falou sobre a dificuldade de ser um estrangeiro, mas como teve o apoio dos professores e colegas para que ele conseguisse terminar o curso. O estudante agradeceu especialmente à servidora Maria Gabriella, que foi quem o recebeu e acolheu desde o momento da inscrição até finalizar o curso. Ele agradeceu também a diretora do campus, Sandra Maria de Lima: "a minha professora se converte em água, como metafísica, ela toma a forma, no meio dos grandes, é grande, e quando está no meio dos pequenos, é pequeno".

Para Sandra, os 10 formandos presentearam a Instituição a escolhendo para se formar, pois, aqui, todos fazem questão de acolher e dar a oportunidade de mudarem de vida, encorajando-os e empoderando-os para um mundo de oportunidades. Segundo a Diretora, mas do que educar os estudantes para a vida e o trabalho, o IFMT os empodera e "agora é que a luta de fato começa, que a parte boa de fato começa, que é identificarem dentro de tudo que aprenderam alguma diciplina que se sentiram mais fortes e mais poderosos". "Agora, vocês têm que estudar mais aquilo, porque vocês vão encontrar a verdadeira vocação para o mundo do trabalho", finalizou Sandra.

O Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques, diz ser muito importante ver que o trabalho que desenvolvem no Instituto tem dado resultado, não podendo perder de vista a sua visão social. Para o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Câmara, "quando a gente se volta ao Instituto Federal, a gente se volta a uma casa que forma em sua pluralidade". Segundo Carlos, o IFMT está para este público, "o público que não vê expectativa, ou tem expectativa mas não tem oportunidade", se propondo a levar à sociedade aquilo que ela mais deseja: "profissionais honrosos dentro de suas profissões e, principalmente, imbuídos da vontade de crescer", finalizou.

Veja as fotos no ÁLBUM DO FACEBOOK