Candidatos, fiquem atentos aos documentos necessários para inscrição nos Processos Seletivos do IFMT

Publicado por: Reitoria / 28 de Agosto de 2019 às 09:07

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) orienta aos candidatos sobre a importância da emissão dos documentos necessários para inscrição nos Processos Seletivos da Instituição. No ato do preenchimento do formulário de inscrição no site – https://selecao.ifmt.edu.br/, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF, da cédula de identidade ou documento equivalente (carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, entre outros), oficial, com foto de validade nacional.

Caso não tenha o documento de identificação conhecido como RG, o candidato deve providenciar a emissão desse documento. Para isso, o estudante deve procurar um dos postos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e solicitar a primeira via do Registro Geral, que será emitida gratuitamente. No dia da prova, o candidato precisará apresentar o documento com foto que utilizou para efetuar a inscrição.

Para a confecção do RG, é indispensável estar munido de:

• Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 1 (uma) foto 3X4 recente (nos postos que ainda não possuem atendimento biométrico)
  • SOLTEIROS – apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • CASADOS/VIÚVOS – apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • SEPARADOS JUDICIALMENTE/DIVORCIADOS – apresentar Certidão de Casamento original e legível com a respectiva averbação ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • NATURALIZADOS – Deverão apresentar Certificado de Naturalização Brasileira original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • PORTUGUÊS – Deverá apresentar Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou seu representante legal para as solicitações de entrada no Processo de Identificação Civil. Para a retirada do documento de identidade é obrigatória apresentação do protocolo fornecido após o atendimento.

Em Cuiabá, a confecção do documento pode ser feita nos seguintes locais: Ganha tempo (Unidade Ipiranga e Unidade Morada da Serra) e Espaço Cidadania (Assembleia Legislativa). Já em Várzea Grande no Ganha Tempo. Veja aqui o endereço dos postos de identificação no estado.

A Politec orienta aos candidatos que ainda não possuam o RG que se antecipem na solicitação, para que o documento fique pronto dentro do prazo das inscrições, evitando transtornos na inscrição e no dia da prova.  O prazo para a confecção do documento de identidade é de até 30 dias úteis em todo Estado de Mato Grosso.

Para mais informações sobre o RG acesse: https://www.politec.mt.gov.br/

Sobre os prazos dos processos seletivos do IFMT acesse: https://selecao.ifmt.edu.br/