Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais realizou palestra sobre intercâmbio no IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Março de 2017 às 14:33

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais - DSRI realizou hoje (27/03) de manhã, no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande palestra sobre intercâmbio nos Estados Unidos.

A palestra se iniciou com a Diretora de programas da Liaison America, Sandra Lima Argo, apresentando a universidade Bluefield, da Virgínia e falando sobre “Oportunidades para alunos de Ensino Médio conhecerem universidades americanas durante as férias”.

Logo depois, o vice-presidente de captação e retenção de alunos da Bluefield College (Virgínia), Trent Argo, falou sobre “Como alunos internacionais são selecionados para cursos superiores?”. Argo agradeceu poder estar palestrando aqui, trazendo a oportunidade para os estudantes de irem estudar nos Estados Unidos e diz acreditar que nos lugares mais distantes do Brasil podem estar pessoas que podem mudar o mundo.

Lis, conselheira de missão da Bluefield, cujo trabalho é conversar com os estudantes que vão para a universidade, explicou que a universidade tem 44 diferentes graduções lá, dentre eles, história, ciências, biologia, música, inglês e educação. Segundo Lis, Bluefield é um campus pequeno, com cerca de 500 estudantes, sendo uma grande família, que estão esperando novos alunos, com toda a estrutura e apoio de que necessitam.

Sandra Argo acrescentou, ainda, que não é apenas a educação americana que acrescenta a nós, mas nós acrescentamos à deles. Lá, com a presença dos brasileiros, o ambiente se transforma, as pessoas tornam-se mais tolerantes e calorosas.

A palestra contou, também, com a presença da Diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina Guimarães Fonseca, que agradeceu ao campus e à equipe da Bluefield, e lembrou a importância de estudar inglês e outras línguas.

Ao final, a Diretora Geral do campus, Sandra Maria de Lima, lebrou que "não é questão de ir para os Estados Unidos, é a questão de ir para aonde a gente quer!".

Na Reitoria, a palestra foi realizada hoje também, às 9h30, com transmissão ao vivo pela internet, disponível no site https://internacional.ifmt.edu.br/ ou NESTE LINK. Já no campus Cuiabá, a palestra ocorre amanhã, dia 28 de março, às 9h30, na Sala de Projeções.

A instituição Liaison America oferece serviços de realização de intercâmbios com foco em alunos de ensino médio, bem como pode oferecer outras programações culturais de modo mais personalizado a partir da realização de negociações nesse sentido. A instituição Bluefield College oferece cursos de nível superior, bem como cursos direcionados para a área de liderança, negócios e outras, tal unidade de ensino pode fazer parte do roteiro de visitas elaborado pela Liaison America.

Na parte "admissions" do site da Bluefield College é possível verificar formas de ingresso na instituição.

As palestras são uma realização da Diretoria Sistêmica de Relações Internacional (DSRI) do IFMT e do Escritório EducationUsa. Veja as fotos no ÁLBUM DO FACEBOOK.