Edição 2018 da Jornada da Diversidade abordou temática da felicidade junto à escola periférica de Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 16 de Novembro de 2018 às 09:33

Nos dias 13 e 14 de novembro o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou, em parceria com a Escola Estadual Governador Dante Martins de Oliveira, a edição de 2018 da Jornada da Diversidade. Neste ano o tema do evento foi "Celebrando a Felicidade através da Diversidade", com oficinas e salas temáticas que buscavam mostrar as facetas da felicidade, através da química, biologia, filosofia, esporte, alimentação, cinema, música e artes.

No primeiro dia do evento foram realizadas várias palestras: a primeira foi proferida pela Professora Drª Raquel Mota, do IFMT Bela Vista, e tratava sobre o Bullying; a segunda teve como temática “Eu, servidor público - servindo para mudar vidas" e foi realizada pelo Reitor do IFMT, Profº Willian de Paula; à noite, estudantes de Gestão Pública do campus e do Ensino Médio e EJA da escola Dante, assistiram a palestra com o professor Edmir de Sena.

Também teve Oficina de dança, Cinema e debate, com o Professor Fuad Rachid Jaudy e Jelder Pompeo, Oficina de Matemática, com o Profº Mestre Gilberto e alunos do Pibid de Matemática e Contação de histórias.

O segundo dia da Jornada começou com a apresentação do Coral IFMT Várzea Grande, Sarau, com a participação especial do Grupo Vivências do IFMT Bela Vista, e o Festival das Tribos Urbanas, que encantaram e receberam muitos aplausos de todes presentes. As salas temáticas continuaram, contando com sala sobre os cursos do campus, inicialização musical, sucos naturais, jovem educador e artistas da Pinacoteca no Pátio.

A tarde foi dedicada à movimentação do corpo, com várias modalidades esportivas rolando ao mesmo tempo na quadra da escola; mas também da mente, com a palestra para os professores sobre “Metodologias ativas”, Profº Doutor Isaltino Alves Barbosa.

Para finalizar o evento com os estudantes dos cursos diurnos da Escola Dante, na tarde do dia 14 foi entregue a premiação do Concurso de Desenho, Redação e Curta-metragem com a temática "Fazer o bem é legal", realizada alguns dias antes da Jornada, com o intuito de despertar o interesse pelos temas relacionados à diversidade, ética e cidadania, por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

Durante a noite, estudantes do Dante e do IFMT participaram, ainda, de oficinas voltadas especialmente para eles. O encerramento da Jornada começou com a apresentação dos vídeos inscritos no Concurso e premiação do vídeo curta-metragem vencedor. Em decorrência da chuva, as atividades foram reorganizadas condensando as diversas oficinas que ocorreriam em apenas uma. Foi realizado, então, um debate sobre o machismo, o papel da mulher em nossa sociedade, violência e economia doméstica. O tema foi escolhido diante dos casos alarmantes de violência contra a mulher.

Foi exibido o curta metragem "Acorda Raimundo", que trata do "pesadelo" vivido por Raimundo, que se vê no papel de sua mulher, cuidando da casa e dos filhos enquanto sua esposa vai para o trabalho e bar. Após a exibição do filme Jelder Pompeo, Técnico em Assuntos Educacionais do campus, mediou um breve debate com os(as) alunos(as) sobre o machismo e o papel da mulher em nossa sociedade.

Posteriormente, a Assistente Social, Carminha Visquetti, falou sobre as diversas formas de violência doméstica, seguida pela professora Giovana Mendes, que tratou sobre a lei Maria da Penha, e da Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Fernada Caldeira, que tratou sobre orçamento doméstico.

Para a Diretora do campus, "nesta jornada da diversidade nós sentimos verdadeiramente o sentido da palavra extensão, porque nós do IFMT abraçamos, na realidade, estendemos todo o nosso conhecimento à comunidade. Abraçamos verdadeiramente a comunidade da escola estadual Dante de Oliveira".

Segundo Sandra, "foi uma experiência muito interessante e isso foi vivenciado tanto pelos estudantes, quanto pelos servidores de um modo geral". "Os alunos da Dante ficaram encantados e ficavam perguntando 'vocês vão voltar sempre?!' A gente precisa viver mais a extensão, fora dos muros do campus, e a ideia de levar a felicidade pra celebrar a diversidade foi outra questão acertada, porque são as diferenças que existem entre nós e a possibilidade de viver essas diferenças e de sair da nossa rotina que alegram o nosso dia-a-dia", finalizou a Diretora.

Veja as fotos:

Dia 13 de novembro