início do conteúdo

Equipe da DSRI participa de treinamento dos NucLi-IsF, em Brasília (DF)

Publicado por: Reitoria / 19 de Dezembro de 2017 às 10:15

A equipe da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) participou nos dias 14 e 15 de dezembro, em Brasília (DF) de um treinamento para os Núcleos de Línguas (NucLi-IsF), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O IFMT foi uma das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) credenciadas pelo edital nº 100/2017/MEC para implantar o NucLi-IsF, como estratégia de fortalecimento da internacionalização das instituições. A previsão para implantação dos Núcleos é para 2018.

De acordo com a diretora da DSRI, Sônia Regina Guimarães, o treinamento norteará as ações dos NucLi. “Nós implantaremos um Núcleo de Línguas no Instituto Federal de Mato Grosso, no qual a central será na DSRI, onde terá o coordenador geral e o coordenador pedagógico. Nos campi haverá uma extensão desses NucLi. Iniciaremos com os seguintes idiomas: Inglês, Espanhol e o Português para estrangeiros”, ressaltou Sonia Guimarães. 

A diretora ressalta que dos 41 Institutos Federais, apenas 16 aderiram ao edital. “A partir de agora só podem aplicar os testes de proficiência, como TOEIC, Toefl e outros, apenas os institutos que tenham sido credenciados pelo edital nº 100/2017”, explica Sonia Guimarães.  

Sonia Guimarães esclarece que com a implantação dos Núcleos de Línguas, os Institutos Federais possuirão o mesmo modelo dos Núcleos de Linguagens das universidades federais, como por exemplo, a oferta do curso de inglês My English Online (MEO), com tutores presenciais e a distância.

A diretora contou que além de participar do treinamento junto com a equipe da DSRI, também ministrou um treinamento de quatro horas com toda a equipe dos IFs para auxiliá-los em como fazer um planejamento para criação desses Núcleos, com orientações voltadas para área de gestão.  

Participaram do treinamento em Brasilia (DF), a diretora da DSRI, Sonia Regina Guimarães, o coordenador geral do NucLI-IsF, Tiago Borges de Lima e a coordenadora administrativa do NucLI-IsF, Jessica Fernanda de Lima Monge . 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT