Estudante do IFMT Várzea Grande foi eleito o representante de Mato Grosso para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado por: Campus Várzea Grande / 19 de Dezembro de 2018 às 15:58

No dia 11 de dezembro de 2018 foi divulgado o resultado final oficial dos(as) selecionados(as) para as vagas para o Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM 2018-2020. O estudante de Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande, Elias da Silva Vasco Junior, após campanha realizada junto às escolas da região, foi eleito o representante do estado no Parlamento, com quase 400 votos.

Para Elias, a campanha "foi uma grande experiência que levarei para toda a minha vida, pois além de conhecer outras escolas, tive o contato com muitos estudantes da rede pública municipal, federal e particular, principalmente no município de Várzea Grande". "Nesses locais fui muito bem recebido pelas coordenações e direção das unidades educacionais e tive a oportunidade de apresentar um pouco sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul, o IFMT e o meu projeto de ação, com o objetivo maior de ampliar os diálogos dos estudantes com seus espaços de aprendizagem", explicou.

Neste vídeo, Elias agradece o apoio recebido:

Segundo o Regulamento, o Parlamento estimula o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco o fortalecimento dos coletivos jovens nas escolas e que possam minimizar problemas do cotidiano escolar. O estudante eleito se compromete a participar das atividades previstas durante o período que corresponde ao seu mandato como Parlamentar Juvenil, esforçando-se para cumprir o que for estabelecido no Plano de Trabalho PJM 2018-2020, que será construído coletivamente durante o Curso de Formação.

Elias agradeceu o professor que o orientou no projeto, João Vitor Gobis Verges, aos colegas que o apoiaram e a todos que nele votaram. Seu projeto tem como tema principal a Participação Cidadã. "A idéia surgiu da observação de inúmeros problemas vivenciados e reclamados pelos estudantes de escolas estaduais e federal em que estudei, sem possuírem espaços sistemáticos para discussões e procura de melhorias", explicou o novo Parlamentar.

Segundo João Vitor, "o Parlamento Juvenil do Mercosul é um programa muito importante, que permite que os estudantes tenham posições políticas concretas e posições ativas na construção da educação que eles querem, a partir das suas lógicas de funcionamento e daquilo que eles percebem como importante no cenário da escola em que convivem”. Além disso, para o professor, “esse programa traz a possibilidade de construção de jovens líderes e de jovens atores políticos em sociedade".

"A participação do Elias foi muito interessante, pois ele pode construir um projeto, onde visitou várias escolas e dialogou com diversos estudantes, conseguindo expor suas perspectivas e ideias, foi muito bem apoiado, teve o maior número de votos e hoje é o representante do estado no programa, também representando nosso Instituto, o campus Várzea Grande e todas as escolas e estudantes do estado neste parlamento e vai poder trazer algumas melhorias e indicativos para o ensino médio, não só no Brasil, como em outros países e isso é algo significativo para a formação do sujeito humano e do sujeito político", finalizou Gobis.

Sobre o Parlamento

O PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – "O ensino médio que queremos" –, os jovens elaborarão propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL. O PJM também ajudará os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).