Estudantes de Gestão Pública receberam pela segunda vez o Projeto Consciência Cidadã, do Tribunal de Contas de Mato Grosso

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Maio de 2018 às 19:31

No dia 09 de maio de 2018 foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, mais uma edição do Projeto Consciência Cidadã - Nas Universidades, projeto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que tem o objetivo de incentivar os universitários a exercerem controle social no acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos através de palestras. Nesta edição, estiveram presentes o Auditor Público Externo do TCE-MT, Marcelo Pereira da Silva, apresentando o Tribunal de Contas e suas ferramentas, e o Analista de Contas do MPC-MT, Yuri Robson Nadaf Borges, falando sobre o Ministério Público de Contas.

Desta vez, foram reunidos estudantes do Curso Superior de Gestão Pública do primeiro ao quarto semestre, totalizando 82 alunos presentes, permitindo a interdisciplinariedade, contando com o auxílio dos professores Edmir Sena, Hellen Bucair, Gabriela Monfredini e Elizabete Silva, "cada um considerando aspectos de suas respectivas disciplinas para aproveitamento prático do conteúdo", explicou Hellen. O último desta natureza foi realizado em 2016, contando com duas turmas, matriculadas àquela época.

Para a Professora Hellen: "Penso ser de grande valia a presença do TCE/MP de contas em nosso campus, uma vez que a questão da cidadania, associada à necessidade de busca de conhecimentos acerca do papel do gestor neste contexto vem ao encontro de disciplinas que trabalhamos durante todo o curso. Desde o meu primeiro encontro com os alunos em sala, falo da necessidade de participarem dos processos de decisão e cobrança de resultados em relação aos órgãos públicos, seja por meio das ouvidorias e demais instrumentos de controles sociais presentes nos portais da transparência espalhados nos ambientes públicos virtuais. É indispensável que todo cidadão conheça o TCE como forte aliado da sociedade na busca pela probidade dentro da Administração Pública. Tanto nas disciplinas de políticas públicas, como em Estado, Governo e Administração, Direito Administrativo e Instituições de Direito Público Privado tratamos deste e de inúmeros outros importantes assuntos".

Segundo Adriano Fernandes dos Santos, estudante do 3º semestre, esta é uma excelente iniciativa do campus, com um tema atual. "Infelizmente o tempo foi curto para um debate mais amplo, mas foi fundamental pra poder explanar qual é o papel do ministério público e do TCU", contou Adriano. Sara de Oliveira Roberto (4º semestre), disse que, além da palestra, também teve a oportunidade de fazer o curso que eles oferecem à distância: "foram 120 horas muito bem utilizadas, com conteúdo e material didático muito bom e prático". Além disso, "eles têm uma plataforma toda estruturada no site, de fácil acesso, com tutores muito qualificados e dedicados", explicou Sara.

"Foi destacado pelos palestrantes a importância da fiscalização por parte da população que deve buscar todos os canais para acompanhar os gastos públicos, bem como denunciar alguma irregularidade e reclamar sobre os serviços públicos prestados que recebem recursos do governo", apontou Jorge Ribeiro de Almeida, aluno do 3º semestre. Segundo Maísa Pereira dos Santos, do 2º semestre, "o cidadão tem muito mais poder do que imagina e deveria buscar saber e entender a competência de cada órgão existente, pois isso lhe traria um amplo olhar sobre o que está acontecendo com o Brasil, aonde está o erro e o que se deveria fazer a respeito".

Leia mais: Tribunal de Contas traz projeto de controle social e cidadania para estudantes de Gestão Pública