Expedições Seculares visitou Cáceres, Vila Bela e comunidades quilombolas

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Julho de 2016 às 15:43

Entre os dias 16 e 18 de julho de 2016, estudantes dos segundos semestres do Ensino Médio Integrado e do Proeja do IFMT Campus Várzea Grande participaram do Projeto de Ensino Expedições Seculares, que visitou Cáceres e seu centro histórico, Vila Bela da Santíssima Trindade e duas comunidades quilombolas.

A primeira parte da viagem foi a parada em Cáceres, na tarde do dia 16 de julho. Lá, os estudantes visitaram o IFMT Campus Professor Olegário Baldo, assistiram uma palestra sobre patrimônio histórico com os bolsistas PIBID da Unemat e visitaram o centro de Cáceres, para (re)conhecer as construções antigas/históricas da cidade. (Veja as fotos AQUI)

A segunda parte da viagem, no dia 17/07, foi a visita à Vila Bela, com direito a uma aula de história com a professora do IFMT de Pontes e Lacerda e nossa guia, Manuela Arruda. Os estudantes puderam visitar o centro histórico de Vila Bela e as ruínas de uma catedral católica do período colonial. Logo após, seguiram para a visita de duas comunidades quilombolas, próximas à cidade: Retiro e Boqueirão.

Lá, os estudantes conversaram com Elisandra Botelho e Abídio Frazão, moradores do Boqueirão há mais de 20 anos. Também puderam compartilhar dos conhecimentos da arqueóloga, Patrícia Marinho, que está morando na comunidade para escrever sua tese de Doutorado. Depois, visitaram um morador da comunidade Retiro, onde conversaram com o Sr. Pascoal e outros moradores da região sobre como é a vida nas comunidades quilombolas. (Veja as fotos AQUI)

No último dia (18/07) das Expedições Seculares 2016 os estudantes puderam acompanhar parte da Festança de Vila Bela, assistindo a missa, o Conguinho, o Chorado e a Dança do Congo. A Festança comporta as seguintes festas: Festa do Senhor Divino Espírito Santo, Festa do Glorioso São Benedito, Festa da Mãe de Deus e Festa das Três Pessoas da Santíssima Trindade. (Veja as fotos AQUI)

Sobre o Projeto

Coordenado pela professora Masília Aparecida da Silva, o Projeto de Ensino Expedições Seculares tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas/aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar. A primeira visita ocorreu em maio de 2015 à duas aldeias do povo Pareci, próximo a cidade de Campo Novo do Pareci, cujos resultados foram apresentados na sala temática Expedições Seculares, na I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão, realizada em maio de 2016.