IFMT lança Edital para seleção e apoio a 54 Projetos de Extensão

Publicado por: Reitoria / 16 de Junho de 2016 às 15:22

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulga o Edital n.º 56/2016, que trata da chamada para apresentação de projetos de extensão a serem desenvolvidos por servidores docentes, técnicos-administrativos e discentes do IFMT. Serão selecionados 54 projetos, que serão contemplados com 108 bolsas-auxílio, para servidores e estudantes envolvidos nos projetos.

Para efetuar inscrição, o extensionista deverá realizar a pré-inscrição na Coordenação de Extensão do Campus, no período de 16 de junho a 6 de julho. A inscrição final dos projetos deverá ser feita pelas coordenações de extensão dos campi, encaminhando-os à Pró-Reitoria de Extensão, exclusivamente pelo e-mail projetosextensao@ifmt.edu.br, até o dia 08 de julho de 2016.

O projeto de extensão deverá ter 1 (um) extensionista coordenador e 1 (um) estudante bolsista e, no máximo, outros 3 (três) colaboradores internos ou externos na sua equipe executora. O estudante bolsista deverá ser indicado após a aprovação da proposta. Cada projeto de extensão selecionado terá direito a 2 (duas) bolsas auxílio mensais, sendo: 01 (uma) no valor de R$ 600,00 para o extensionista que coordena o projeto e 01 (uma) no valor de R$ 250,00 para o estudante bolsista, além da taxa de bancada de até R$ 1.500,00. A bolsa auxílio será disponibilizada mensalmente, por até 6 (seis) meses, no período
de agosto de 2016 a janeiro de 2017 ou até o término da atividade. Os projetos selecionados serão executados no prazo de 06 (seis) meses, podendo ser renovados por igual período.

Serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio, os projetos que tenham vínculo direto com a comunidade externa e que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação; Arte e cultura; Direitos Humanos, Justiça e Cidadania; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Internacionalização; e Desporto.

A extensão - A extensão é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a instituição e outros setores da sociedade, mediado por estudantes orientados por servidores, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. No IFMT, a extensão é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), com apoio das coordenações locais de extensão nos campi.