IFMT Várzea Grande promoveu evento com apoio institucional da ONU-Habitat

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Outubro de 2019 às 22:07

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou, nos dias 10 e 11 de outubro de 2019, o evento “Cidade e Ambiente: debatendo caminhos”, que contou com mais de 140 inscritos e integrou o Circuito Urbano 2019, promovido anualmente pela ONU através da ONU HABITAT. Com o tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e com a pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”, o Circuito Urbano deste ano conta com 160 eventos em 23 estados e mais de 60 cidades em todo o Brasil.

“Cidade e Ambiente” foi um dos dois eventos do Circuito Urbano representando o estado de Mato Grosso neste ano. Os debates do evento trataram essencialmente da temática do ODS 11 (“tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”), da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável.

Além de apresentações culturais, houve três mesas redondas, exposição fotográfica, palestra e uma oficina de produção de mobiliários a partir de materiais recicláveis para uma intervenção urbana no entorno da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag). Durante o evento foram realizadas, também, a mostra do vídeo da ONU sobre o Circuito Urbano e a aplicação do questionário disponibilizado pela organização.

Segundo a Diretora do campus, Sandra Maria de Lima, em sua fala de abertura, "é importante que cuidemos do meio ambiente para que possamos garantir às gerações futuras que possam usufruir de todos os recursos desse planeta Terra maravilhoso e não é nem a questão de falar de que eles possam, as gerações futuras, usufruir como nós usufruirmos, porque a meu entender estamos usufruindo de uma maneira não muito inteligente".

"Faz 47 anos que aconteceu, em Estocolmo, a primeira conferência sobre o meio ambiente humano e eles propuseram o crescimento 0 (zero) para que nós conseguíssemos preservar o meio ambiente, mas essas pessoas que clamavam por isso, eram pessoas bilionárias, que já tinham conseguido o que precisavam na vida em termos de riquezas, aí ficava muito fácil pra eles, mas essa ideia não foi tomada, mas somos gratos a eles, porque, a partir desse clube de Roma, nasceu essa primeira conferência sobre o meio ambiente, organizado pela ONU, e, de lá pra cá, muitos outros aconteceram... Só que foi uma pena, tiraram o 'humano' dos títulos, sempre se estudou sobre o meio humano, sustentabilidade, economia verde, mas falta o 'humano', a questão do meio ambiente, ela está intrinsecamente ligada ao ser humano, e por isso que quando vocês chegam aqui em Várzea Grande vocês percebem esse clima diferente que existe, porque aqui a gente faz o resgate da humanidade à todo momento, principalmente por conta da arte, por meio da arte, que é a única maneira, a única metodologia que é capaz de materializar os sentimentos", explicou Sandra.

Segundo uma das organizadoras do evento, Lívia Fioravanti, “o evento Cidade e Ambiente revelou o potencial que nós temos para contribuir para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis". Além disso, "foi possível dar visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos no IFMT Várzea Grande e que têm um papel fundamental para cidades mais justas social e ambientalmente”, relatou Lívia. Já para o Professor Willian Magalhães de Alcântara, foi “um evento que evidenciou a competência do campus Várzea Grande para o debate das questões urbanas contemporâneas”.

Janaina Matoso, coordenadora do Se Essa Rua Fosse Minha e palestrante da primeira noite, afirmou que "foi uma honra, primeiramente, mediar a mesa sobre ações extensionistas do IFMT e, posteriormente, fazer uma comunicação oral, através de reflexões locais, sobre os desafios para a sustentabilidade na cidade contemporânea". Além disso, "é maravilhoso ver a maturidade do nosso campus na construção de eventos científicos e fico muito feliz em fazer parte disso!", exclamou.

Para o Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Beraldo, “o evento foi um primeiro passo para a consolidação do campus como referência no desenvolvimento de pesquisas na área de Desenvolvimento Urbano e fortalece nossa perspectiva da implantação da Especialização, em 2020, e, futuramente, do Mestrado em Desenvolvimento Urbano”.

Veja mais fotos do evento no ÁLBUM DO FACEBOOK.