IFMT Várzea Grande realiza ações no combate ao Aedes aegypti

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Fevereiro de 2016 às 10:37

Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande participa do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika - Dia "D", com a realização de três palestras para treinamento de pais e estudantes. Os encontros acontecerão nos três períodos, às 10h, às 15h e às 19:30.

As palestras das 10h e das 15h serão proferidas pela Agente de Saúde do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ de Várzea Grande, Sra. Camila Barros e pelo Supervisor Geral de Região (Setor 4), Ivan Nilson Rondon Mendes. A do período noturno será proferida pela professora de geografia do campus, Saiani Zarista, com base no material e treinamento do CCZ.

Segundo a Coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, Elisângela Barbosa, as palestras terão como foco orientações de técnica de visita domiciliar para combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, os palestrantes falarão sobre o ciclo de vida do mosquito, informações que auxiliam na identificação de possíveis focos dentro dos domicílios que serão visitados pelos estudantes nas ações previstas do IFMT Várzea Grande.

“Esse treinamento é importante para maior conhecimento do problema que estamos enfrentando em relação ao Zica vírus, contribuindo para a formação dos nossos alunos como agentes mirins de saúde”, explicou Elisângela.

Campanha de Combate ao mosquito Aedes aegypti

Estas palestras fazem parte das ações que o Instituto Federal de Mato Grosso se comprometeu em fazer nos municípios do Estado, junto a todas as outras escolas, no intuito de combater o mosquito Aedes e diminuir os casos de doenças transmitidas por ele. Os dias 19, 26, e 04 de março foram definidos como datas nacionais para intervenção direta no território com ações de combate aos focos do mosquito. Segundo a Reitoria, a comunidade acadêmica dos 19 campi do Instituto realizará ações nessas datas para combate aos focos do mosquito nos municípios onde estão situados.

A Prefeitura de Várzea Grande, em reunião realizada no último dia 11, também instituiu um Comitê de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, declarando Situação de Emergência em Saúde Pública no município. O IFMT Várzea Grande participou do lançamento deste comitê e se comprometeu a executar ações junto à comunidade.

Segundo a Prefeitura, em notícia publicada dia 11/02, até o último dia 10, Várzea Grande já notificou 904 casos de Zika e 68 de dengue, o que representa uma incidência de 363 casos por 100 mil habitantes, em 40 dias. "Daí a necessidade de estabelecer um plano de contingência na eliminação do vetor. Nesse plano, serão estabelecidas estratégias de prevenção e combate em todo o município, além de acompanhamento e suporte às gestantes, crianças e puérperas que poderão ser afetadas".

Ações do campus Várzea Grande

Além das palestras que serão realizadas nesta sexta (19/02), atingindo pais e estudantes no intuito de treiná-los no combate ao Aedes, no dia 26 de fevereiro será realizado um mutirão no bairro onde o IFMT Várzea Grande está situado, na Av. Tiradentes, região do Chapéu do Sol.

Segundo Sandra Maria de Lima, Diretora Pro Tempore do campus, “a ideia central do nosso plano trata de transformarmos cada aluno em um agente de saúde mirim, fazendo com ele seja responsável pelo seu pedaço (as casas do seu quarteirão). Pensando que temos 316 alunos, nós atingiremos cerca de 3160 residências e, com isso, 12.000 pessoas!”.

“Para atingir esse objetivo, vamos treinar nossos alunos como proceder a uma visita técnica e como agir para eliminar os ovos dos mosquitos que, por ventura, encontrarem nessas residências”, explicou Sandra.

Como no dia 04/03, o Instituto estará de férias, nossa ação será realizada no dia 08 de abril. Neste dia, grupos de alunos visitarão os quarteirões em que moram para fazer a conscientização e a limpeza de quintais, com os vizinhos. Na visita, os estudantes serão equipados com bonés, camisetas, luvas e buchas, para que lavem as vasilhas que constatarem a presença dos ovos do mosquito. Segundo Sandra, esta ação tem o intuito de “cobrir não só o bairro do IFMT, mas também a região onde os alunos moram”.

Por Cristiane Fronza, ASCOM/IFMT Várzea Grande

LEIAS MAIS

MEC convoca mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti e às doenças que provoca

Plano de mobilização nacional