IFMT Várzea Grande realiza curso de Libras

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Março de 2016 às 13:10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande está realizando, desde fevereiro de 2016, o curso de extensão de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nível Básico. As aulas são realizadas todas as terças e quintas, das 18h às 21h. O curso conta com mais de 30 estudantes, tem carga horária de 60h e vai até abril.

Segundo a professora do curso, Marcilene Araújo, o público alvo é a comunidade externa e servidores do Instituto. Para ela, ter o curso no campus é de suma importância, pois além de cumprir a Lei da Libras (nº 10.436 de 24 de Abril de 2002), que reconhece e dá o direito do surdo fazer o uso da língua de sinais como meio de comunicação e expressão e o Decreto regulamentador nº 5626, de 22 de dezembro 2005, que estabelece ao uso e difusão da Libras nas Instituições Federais, ele ainda traz muitos outros benefícios:

“Aprender Libras nos oportuniza conhecer pessoas Surdas e sua cultura e contribuímos no processo de inclusão desse cidadão nos espaços públicos onde houver necessidade do uso da libras. Além disso, aprimora nossa capacidade de memorização, mantendo nosso cérebro ativo e saudável, e exercita nosso sentido de visão”, explicou Marcilene.

Segundo Kléberson Pierre Cardoso de Jesus, Chefe do Departamento de Ensino do campus e aluno do curso, "o contato com a Libras nos leva a conhecer uma nova língua a partir do exercício da reflexão e da sensibilidade diante da questão da pessoa com deficiência. E isso nos prepara para um movimento de inclusão, de não apenas receber estudantes surdos em nossa instituição, mas sobretudo de estar preparado para um acolhimento adequado pela empatia, pelo respeito e pelo afeto".