IFMT Várzea Grande realizou Aula Magna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Março de 2016 às 18:13

Durante aula inaugural do novo curso, profissionais da Administração Pública expuseram dificuldades e alegrias de suas trajetórias

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou na noite de ontem, dia 21 de março de 2016, a aula magna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O evento contou com a participação do Reitor do Instituto, José Bispo, da Diretora do campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, de servidores, estudantes e familiares.

Considerado o primeiro curso superior de instituição pública que está funcionando em Várzea Grande, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem o objetivo de qualificar profissionais tecnólogos de nível superior para atuarem nas áreas em instituições públicas, na esfera federal, estadual ou municipal. A duração do curso compreende o período de três anos, ou 6 semestres, com a carga horária de 2.033 horas/aula, com aulas presenciais noturnas, realizadas no próprio campus.

Fizeram parte da mesa diretora do evento o Reitor do Instituto, José Bispo Barbosa, o Diretor de Planejamento Executivo do IFMT, William Silva de Paula, a Diretora do campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, o Diretor de Ensino do campus, Kléberson Pierre Cardoso de Jesus, a Superintendente de Educação representando a Prefeita de Várzea Grande, Gonçalina Rondon e o Coordenador do novo curso, João Bosco Lima Beraldo.

O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, destacou que o IFMT é uma instituição bastante antiga, porém, é uma instituição de muito sucesso. "É uma instituição que transforma a vida de muitas, pessoas porque vai onde realmente as pessoas precisam de conhecimento".

A Diretora-Geral do campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima também frisou a importância do papel do Instituto na vida das pessoas, pois "ele transforma a vida das pessoas e as pessoas transformam a sociedade". Além disso, segundo Sandra, "todos sabemos a diferença que faz estudar".

Para o Diretor de Ensino do campus, Kléberson Pierre Cardoso de Jesus, com o início deste curso, o campus passa a fazer parte da história da educação pública superior no município de Várzea Grande, pois essa é primeira turma de um curso superior ofertado pelo sistema público neste município. "Acho que temos um papel fundamental, porque desde o início quando a gente pensou em que curso seria ofertado aqui, a gente pensou em algo que pudesse, de fato, contribuir para o desenvolvimento do país", finalizou.

O Coordenador curso, João Bosco Lima Beraldo, frisou que todos do campus estavam ansiosos com o início do curso e que tentarão "fazer o possível para que ele possa mudar a vida de todos e ajudar nas atividades que desempenham ou venham a desenvolver no futuro".

Para o Diretor de Planejamento Executivo do IFMT, William Silva de Paula, no instituto, a gestão faz parte de todos os momentos, seja fazer a gestão na sala de aula, seja fazer a gestão de toda uma instituição. "Espero, que realmente no trabalho de conclusão de curso de vocês nasçam ideias inovadoras para as instituições públicas não só de Várzea Grande, mas de todo Mato Grosso, proposições de melhoras", esperançou William.

A aula

A aula magna, com o tema "Introdução à Administração Pública", foi proferida pelo Pró-Reitor de Administração do IFMT, Túlio Marcel Figueiredo, e o Chefe de Departamento de Administração do campus de Várzea Grande, Renan Polizei. Na aula, os palestrantes contaram um pouco sobre a trajetória da vida profissional deles. Túlio frisou a importância de se observar a matriz curricular do curso e as ementas das disciplinas para ver se estão de acordo com o que pretende um curso de gestão pública. Já Renan explicou sobre os princípios que regem a Administração Pública.

Durante a aula, a Diretora do campus, Sandra Maria, e o Professor Douglas Lima se apresentaram fazendo execuções de piano e violino de duas peças de Johan Sebastian Bach, "Jesus, Alegria dos Homens" e "Minueto 114".

Ao final, o Reitor do Instituto, José Bispo, expôs seu histórico de vida, em como entrou na Administração Pública e quais as dificuldades enfrentadas neste processo. Bispo destacou, ainda, que o objetivo dos novos acadêmicos deve ser, principalmente, "entrar na instituição, chegar até o final do curso e serem bons profissionais, buscando o conhecimento sempre".

Veja GALERIA DE FOTOS.

Por Cristiane Fronza, ASCOM/IFMT Várzea Grande