II Jornada Científica teve avaliação positiva, segundo os participantes

Publicado por: Campus Várzea Grande / 23 de Maio de 2017 às 16:41

O evento superou as expectativas e foi grande sucesso, trazendo temas atuais para o debate

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou, nos dias 18 e 19 de maio de 2017, a II Jornada Científica de Pesquisa e Extensão. O evento teve grande participação dos estudantes e convidados, com mais de 800 inscritos nas várias atividades ofertadas, tais como oficinas, palestras, mesas redondas e minicursos de várias temáticas.

A abertura do evento teve a participação do Reitor do Instituto, Willian Silva de Paula, declarando sua abertura, palestra com o professor da USP, Nélio Bizzo, apresentações culturais do grupo Rock Estrela, do IFMT Barra do Garças, do grupo de dança e também do Coral, composto por estudantes do campus.

O Reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, afirmou que o campus está dando uma demonstração do que o Instituto vem fazendo em prol da educação profissional e tecnológica no município. Para ele, através da II Jornada notamos o que vem se desenvolvendo em sala de aula, mostrando o que fazemos de bom nas várias áreas e mostrando o potencial que é essa rede.

Segundo a Coordenadora da Jornada, Fernanda Caldeira, o evento consolidou nossas ações de pesquisa e extensão, dando publicidade ao nosso trabalho com a comunidade interna e externa. "O maior desafio que temos hoje é consolidar a marca IFMT - Campus Várzea Grande em nosso município e, hoje, através da divulgação do nosso trabalho, somos reconhecidos como pioneiros e desafiadores", afirmou Fernanda.

Dentre as atividades ofertadas, foram realizadas Oficinas e Minicursos de Planejamento estratégico Financeiro, ministrado pelo Profº Luis Henrique Flores, de Marketing Pessoal e Postura profissional, Dialogando com os textos literários afro-brasileiros e indígenas, Gênero do argumentar e reescrita, Introdução à Maquetes Eletrônicas, Primeiros passos no desenvolvimento de aplicações móveis, etc.

Durante a tarde do dia 18, o Professor do IFMT Tangará da Serra, Pedro Clarindo, acompanhado das estudantes Leila Sayuri Matsuoka, Rayssa Cabral Costa e Laura de lima Vidal, palestrou sobre o projeto Meninas Digitais, que visa estimular meninas a seguirem carreira na área da Computação. Segundo Pedro, a importância desta palestra foi mostrar para as alunas daqui o que já está sendo feito por lá e mostrar que elas também podem fazer, incentivando-as a seguir carreira nas ciências exatas.

No dia 19 de maio, às 17 horas, Giovana Mendes, Doutoranda em Sociologia na UFSCar e professora do IFMT, palestrou sobre o "Racismo Ambiental no Pantanal Mato Grossense". Durante os dois dias, durante a parte da manhã, foram apresentados os vários projetos existentes no campus e outros resumos de trabalhos submetidos para a Jornada. Para finalizar, foi realizada a Mesa Redonda sobre o Cenário econômico Brasileiro, com Brenno Augusto, José Vinicius, Marcus Taques, e mediada pelo professor João Beraldo.

Veja galeria de fotos NESTE LINK.

Sobre a Jornada

As Jornadas Científicas do IFMT Várzea Grande têm seus temas relacionados ao Projeto de Ensino Expedições Seculares, que tem o objetivo de proporcionar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes do nível médio. Em 2016, o projeto teve como temática condutora os Quilombolas e a Festança de Vila Bela. Assim sendo, a II Jornada teve o tema voltado às estas questões, com uma sala temática expositiva dos trabalhos realizados durante o projeto.

ATENÇÃO! Os certificados já estão disponíveis para impressão, no SITE DO EVENTO.