III Jornada Científica do campus Várzea Grande obteve muitos resultados positivos

Publicado por: Campus Várzea Grande / 9 de Maio de 2018 às 16:38

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou, de 02 a 04 de maio de 2018, a III Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2018. A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos sobre vários temas, apresentações culturais com música, dança e teatro e muita interação.

A palestra de abertura foi realizada dia 02 de maio, e teve a temática Indígena "A Reocupação do Norte de Mato Grosso no Século XX: Das linhas telegráficas à colonização", com o Prof. Julio Cesar dos Santos, diretor do campus Alta Floresta. Duas palestras foram realizadas, ainda, na noite do dia 02: "Gestão Pública: Dimensões e perspectivas no Brasil atual", com Jean Marcel Caum Camoleze, e "O cenário operacional e linguístico do ensino de Libras: da Educação Básica ao Ensino Superior", com Dr. Gláucio Castro Júnior; essa última, parte da programação do I Fórum das Especializações.

A abertura oficial do evento foi realizada às 18:30, no pátio do campus, e contou com a presença da Reitora Substituta do IFMT, Glaucia Mara de Barros, do Diretor de Pós-Graduação Dr. Rafael de Araújo Lira, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Dr. Wander Miguel de Barros, e o Pró-Reitor de Extensão, Me. Marcus Vinicius Taques Arruda, da Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Me. Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia, representando o Pró-Reitor de Ensino, Me. Carlos Câmara, e, para finalizar o dispositivo de honra, o Diretor-Geral Substituto do IFMT Várzea Grande, Prof. Me. João Bosco Lima Beraldo.

O segundo dia do evento (03 de maio de 2018) foi muito produtivo e contou com várias oficinas e minicursos de várias temáticas, desde criptografia até construção de caleidoscópio, passando por literatura, jogos offline, gestão de pessoas e normas ABNT. Durante a tarde foi realizado I Bate-Papo com Egressos, coordenado pela Psicóloga do campus, Fernanda Zanata.

À noite foi a vez dos estudantes do curso superior de Gestão Pública e cursos de especialização aprenderem um pouco mais sobre metodologia e abordagem científica com os professores Fábio Mariani e João Vitor Gobis. Além disso, as egressas dos cursos de extensão Teresa de Benguela tiveram uma oficina sobre Marketing Pessoal e Postura Profissional, com a servidora Fernanda Almeida.

Durante a manhã do último dia do evento, 04 de maio, foram realizadas duas palestras, a primeira sobre "Bioconstrução: arquitetura sustentável e da terra", com a Arquiteta Ana Paula Lívero Sampaio, e "Tecnologia Indígena e Arquitetura", com o Dr. José Afonso Botura Portocarrero, autor do projeto do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá/MT; além de várias oficinas. Durante a tarde, foram realizadas várias atividades culturais e algumas oficinas. Dentre elas, teve pintura, venda de artesanatos e apresentações da tribo indígena da etnia Rikbaktsa, que recebeu estudantes do campus em sua aldeia em abril de 2017, para o Expedições Seculares.

À noite ainda teve a finalização do I Fórum das Especializações com a palestra "O Estado da Arte em Proeja", com Ms. Rodrigo de Freitas Amorim, e a Mesa Redonda "Perspectivas Políticas e Econômicas no Brasil e Mato Grosso", com Ms. Marcus Vinicius Taques Arruda e Ms. Ricardo Roberto de Almeida Capistrano.

Veja o álbum de fotos: III Jornada Científica do IFMT Várzea Grande - JENPEX 2018

Expedições Seculares possibilitou a estudantes comemorarem o Dia do Índio em troca cultural com a tribo Barranco Vermelho, em Brasnorte

Abertura da III Jornada Científica do campus Várzea Grande foi um sucesso

Bate-papo com egressos marcou o segundo dia da JENPEX, que termina hoje à noite