IV JENPEX contou com 660 participantes e quase 50 trabalhos apresentados

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Junho de 2019 às 20:01

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou esta semana (05 a 07 de junho de 2019) a IV Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2019. Esta edição do evento contou com as temáticas "Ensino", "Desenvolvimento Urbano" e "Práticas de Ensino", contando com 48 (quarenta e oito) trabalhos apresentados.

A abertura oficial do evento foi realizada no pátio do campus e contou com a presença do Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, do Diretor de Pesquisa do Instituto (substituindo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação), José Luiz Siqueira, do Pró-Reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques Arruda, da Diretora do campus, Sandra Maria de Lima, da Coordenadora de Extensão e Pesquisa, Fernanda Caldeira e do Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Lima Beraldo.

Segundo a Diretora Geral, Sandra Maria de Lima, esta foi a primeira edição do evento que foi realmente científica, enquanto as anteriores eram mais culturais. Na IV JENPEX, o campus também inovou convidando uma equipe de estudantes para auxiliar na organização.

"Esta 4ª jornada celebrou verdadeiramente a identidade dos Institutos Federais, porque nós provamos o quanto que o saber é fértil quando ele está sobre a esteira da pesquisa e da extensão. Conseguimos fazer com que nossos alunos protagonizassem todos os momentos, em termos de apresentações orais, nos minicursos, nas apresentações artísticas e culturais... então, eu acredito que nós conseguimos dar a ignição do processo ilimitado de uma verdadeira jornada de pesquisa, jornada no sentido de caminho a ser trilhado para descobrir um mundo melhor, transformar pessoas, transformar a sociedade, por meio da pesquisa, da extensão, tendo como base o ensino", explicou Sandra.

A JENPEX de 2019 contou com 660 participantes das atividades culturais, apresentação de trabalhos, palestras, oficinas e minicursos, além das equipes de organização, comissão científica e pessoal de apoio. Segundo a Coordenadora do evento, Fernanda Caldeira, "toda a programação foi pensada para atender as demandas que recebemos e as políticas propostas pelo campus Várzea Grande".

Além disso, "pela primeira vez tivemos uma programação específica para o curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, onde foram ofertadas diversas oficinas e minicursos direcionadas às áreas de atuação do Gestor Público", explicou Caldeira. "Sem dúvida a JENPEX de 2019 trouxe um novo entendimento para o evento, colocando os alunos como protagonistas da organização do evento, apresentações culturais, ministrantes de oficinas e produção científica", finalizou Fernanda Caldeira, que também é a Coordenadora de Extensão e Pesquisa do campus.

ÁLBUNS DE FOTOS: primeiro diasegundo diaúltimo diaFotos André Prado