Lançada Chamada Pública de Intercâmbio Internacional para o Japão com oferta de uma vaga para estudantes do IFMT

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2019 às 17:07

As informações da pré-Seleção para o Sakura Science High School Program estão
no Edital Conif/AI01/2019 e Informativo DSRI nº 001/2019

Foi divulgada nesta terça-feira (20), a pré-seleção de um estudante para concorrer à Chamada Pública CONIF/AI nº 001/2019 de 15 de agosto de 2019, que trata da seleção de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar do Sakura Science High School Exchange Program, no Japão, por sete dias. Serão selecionados, no total, dez estudantes, sendo dois por região do Brasil e um estudante de cada Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

O objetivo do programa é promover intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada, desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades com estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

As inscrições para a pré-seleção do IFMT serão até 27 de agosto de 2019 às 23h59. A DSRI divulgará o candidato selecionado no dia 02 de setembro de 2019, em seu site institucional. Caso selecionado no processo nacional, o estudante do IFMT deverá submeter documentação a ser exigida pela Diretoria Sistêmica de Relações Internacional para concretização do intercâmbio.

Podem se inscrever, estudantes matriculados no penúltimo ou último semestre de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFMT, nos seguintes cursos, de acordo com os 4 eixos tecnológicos dispostos no Edital CONIF/AI01/2019: Técnico em agrimensura (eixo infraestrutura); Técnico em automação industrial (eixo controle e processos industriais); Técnico em biotecnologia (eixo produção industrial); Técnico em desenho e construção civil (eixo infraestrutura); Técnico em edificações (eixo infraestrutura); Técnico em eletromecânica (eixo controle e processos industriais); Técnico em eletrônica (eixo controle e processos industriais); Técnico em eletrotécnica (eixo controle e processos industriais); Técnico em informática (eixo informação e comunicação); Técnico em manutenção e suporte de informática (eixo informação e comunicação); Técnico em Química (produção industrial); Técnico em Telecomunicações (eixo informação e comunicação).

Os candidatos devem ser brasileiros; ter idade mínima de 16 anos no momento da inscrição; apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas (média global), o qual deve ser comprovado mediante declaração, assinada pela coordenação de curso; apresentar certificado internacional de proficiência em inglês (podendo ser utilizado o resultado do teste TOEIC), com nível mínimo B1; e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

A submissão da inscrição do estudante pré-selecionado pelo IFMT ao CONIF será no dia 04 de setembro de 2019. As entrevistas serão realizadas em inglês, nos dias 09 a 11 de setembro de 2019, por avaliadores designados pela SETEC e pelo CONIF.

O resultado final da seleção nacional será divulgado até o dia 16 de setembro de 2019, no site do Conif. O prazo para envio do passaporte ou comprovante de solicitação do passaporte será até o dia 22 de setembro de 2019. A data provável de ida ao Japão será 23 de novembro de 2019 e a ata provável de retorno ao Brasil será 30 de novembro de 2019.

Para dúvidas e/ou esclarecimentos: relacoes.internacionais@ifmt.edu.br, ou (65) 3616-4185.