Os idealizadores do Campus Party Mundial e da metodologia Células Empreendedoras são palestrantes no lançamento do Programa Células Empreendedoras – Mato Grosso

Publicado por: Reitoria / 14 de Junho de 2016 às 11:32

IFMT é um dos parceiros e terá etapa local com maratona de células empreendedoras

O idealizador do Campus Party Mundial, Francesco Farruggia e o idealizador da metodologia Células Empreendedoras, professor Genésio Gomes, serão palestrantes no lançamento do Programa Células Empreendedoras – Mato Grosso, que ocorrerá no dia 16 de junho, às 16 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). As palestras serão "Feel the Future", com Francesco Farruggia, e "A nova era do empreendedorismo" com o professor Dr. Genésio Gomes, da Universidade do Pernambuco. Inscrições são gratuitas para o evento: https://even.tc/lancamento-celulas-empreendedo

O programa Células Empreendedoras – Mato Grosso é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECITEC, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

O programa tem o objetivo de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo nas três ICT's públicas do Mato Grosso (IFMT, UFMT e Unemat) baseados na metodologia Células Empreendedoras e sob a coordenação da SECITEC-MT.

IFMT terá etapa local com maratona

O Instituto Federal de Mato Grosso é um dos parceiros e fará o lançamento local do Programa Células Empreendedoras, no dia 21 de junho, às 14 horas, no auditório da reitoria, com a presença de autoridades estaduais. A segunda etapa do Programa Células Empreendedoras – Mato Grosso, será realizada no período de 30 de agosto a 02 de setembro, no Campus Bela Vista.

A segunda etapa consiste em uma maratona que será realizada individualmente por cada instituição. São ofertadas 100 vagas para alunos e 40 para docentes. Os alunos precisam estar dedicados durante todo o dia (manhã e tarde) nos 4 dias da maratona (cursos de imersão em empreendedorismo). O preenchimento das vagas dos alunos será por ordem de inscrição. O preenchimento das vagas de professores será por ordem de inscrição, mas com uma preferência para quem fez o workshop Educadores Empreendedores do Células Empreendedoras.

A maratona é uma atividade de formação de novos empreendedores do Células Empreendedoras, que consiste num programa de 4 dias composto por eventos contendo capacitações, painéis, cases e palestras pela manhã, além de práticas empreendedoras em forma de gamificações, vivências e mentorias a tarde. A maratona possui 4 fases, uma por dia: Inspiração (observatório de problemas), Ideação (design de novas ideias/soluções), Inovação (modelagem e prototipação) e expansão (rodada de negócios e premiação).

A terceira etapa, chamada Living Lab, ocorrerá de setembro a outubro de 2016, que será um programa de pré-aceleração com 09 startups selecionadas (das IES) e a etapa final, com a conferência final de empreendedorismo, prevista para o dia 07 de novembro, na Arena Pantanal, onde haverá palestras, workshops, rodadas de negócios e apresentação de startups para investidores convidados no evento.

Ascom/Reitoria/IFMT