Professor de Biologia do IFMT Várzea Grande surpreende e encanta estudantes do Ensino Médio com aulas práticas

Publicado por: Campus Várzea Grande / 24 de Novembro de 2016 às 16:51

Nos dias 12 e 19 de novembro de 2016, estudantes das turmas de Logística e de Desenho de construção Civil do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande se encantaram com aulas práticas de biologia, ministradas pelo professor Jucelino Gimenez.

No dia 12, segundo Jucelino, depois dos alunos terem visto em sala de aula sobre a morfologia e a reprodução dos fungos, participaram de uma aula prática sobre fungos, "onde foi utilizado um fungo comestível da classe dos basidiomicetos, muito apreciado pelo seu sabor e alto teor proteico, o champignon", que foi utilizado em um Strogonoff à base de carne de frango. "Nada como por em prática o aprendizado em sala de aula. Ensinamos e aprendemos, sempre", explicou o professor.

Segundo a estudante de Logística, Heloísa Lorenção, todos tiveram grandes experiências e troca de conhecimentos. "Mais uma vez o professor J.Gimenez vem nos surpreender com aulas cada vez mais atrativas, onde dispertam cada vez mais nosso interesse". Heloísa explicou, ainda, que durante a preparação do almoço, puderam aprender mais sobre os fungos e fizeram uma roda de conversa sobre o assunto.

Já no dia 19, os estudantes de Desenho e Logística participaram de uma aula prática para a captura de insetos e montagem de caixa entomológica. Segundo Jucelino, "Entomologia é o ramo da Zoologia dos Invertebrados que se preocupa em estudar os insetos e as relações que estes integram com os ecossistemas".

"A confecção da caixa entomológica pelos nossos alunos do 3º semestre traz como principal objetivo a observação desses animais, oferecendo aos estudantes, um importante subsídio sobre a morfologia e ecologia dos insetos. Com a praticidade fornecida pela observação da caixa, os alunos sentem uma motivação por relacionar o conteúdo aprendido nos limites da sala de aula, além de vivenciar e conhecer espécies de animais que, certamente, não tinham tido contato até o momento. Eis que tal procedimento visa a conservação das espécies, já que, por proporcionar um método educativo firmado na morfologia e ecologia do grupo, conceitos de conservação, ética e manejo podem ser aferidos com o prévio conteúdo abordado e, também, com o conhecimento fornecido pelo professor de Biologia", explicou J.Gimenez.

Segundo Priscila Carolina Ramos, do 3º semestre de Logística, a aula trouxe muitos conhecimentos e surpresas, uma delas foi a borboleta que sobreviveu depois de uma semana no congelador: "Foi algo totalmente diferente do que estamos acostumados, além de criarmos um contato maior com a natureza e com vários animais de diferentes espécies, conseguimos aprender de maneira bem descontraída". Para ela, "esse método é muito bom, pois nos tira da rotina e nos mostra que é possível aprender de fomas diversificadas".