Professora Manuela Arruda, do campus Pontes e Lacerda, bateu papo com estudantes que participarão do próximo Expedições Seculares, em Vila Bela

Publicado por: Campus Várzea Grande / 30 de Junho de 2016 às 13:14

Na última segunda-feira, dia 27 de junho de 2016, a professora de história do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, participou de um bate-papo com os estudantes dos segundos semestres dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Várzea Grande com o tema "Entre história, memórias e tradições: A cultura negra de Vila Bela".

A intenção do bate-papo foi integrar os estudantes sobre a história de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT e aspectos importantes da cultura quilombola, o município que fará parte da próxima visita técnica do Projeto de Ensino Expedições Seculares. O projeto tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas/aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar. Antes de cada visita são realizados alguns eventos de preparação dos alunos, tais como palestras, filmes acompanhados de discussão sobre o tema, dentre outros.

A professora Manuela agradeceu o convite e a oportunidade de falar aos jovens sobre a História e cultura dos povos tradicionais da Fronteira Oeste, tema sobre o qual ela realiza um projeto de pesquisa. Para além do conhecimento teórico, Manuela afirma que essa intereção entre os campi do IFMT é muito profícua, pois aproxima os estudantes e os professores que, mesmo estando geograficamente distantes, fazem parte da mesma instituição de ensino. “Estou muito feliz por poder contribuir com esse projeto e animada para receber os alunos e servidores que irão conhecer de perto a diversidade cultural que existe na região da fronteira oeste de Mato Grosso”.

Segundo a Coordenadora do projeto, Masília Aparecida da Silva Gomes, a Profª Manuela Arruda falou para os alunos a respeito da criação de Vila Bela, sua importância para a história do Brasil e de personagens históricos como Tereza de Benguela líder do quilombo do Piolho ou Quariterê. “Em clima descontraído a professora falou também a respeito da Festança de Vila Bela e seu significado cultural”, explicou Masília.

Para Ana Vitória Brandão Silva, estudante do 2º semestre de Desenho, o diálogo com a professora Manuela serviu para introduzir os assuntos que verão lá e sobre a festa que irão assistir. “Ela falou sobre os costumes e a história de Vila Bela, que foi a primeira capital de Mato Grosso... É muito interessante conhecer novas culturas e novos costumes”, explicou Ana Vitória.

Augusto Nascimento de Lima, estudante de Logística, acha que a principal importância do projeto é poder interagir com os estudantes da outra turma. Além disso, “é importante ressaltar que a cidade de Vila Bela envolveu a colonização do Brasil”, explicou.

"O objetivo maior da visita é estudar o centro histórico da cidade de Cáceres, Vila Bela e trabalhar as questões étcnico raciais através de uma visita às comunidades quilombolas de Retiro e Boqueirão na região de Vila Bela", finalizou Masília.

Sobre o Projeto

O projeto Expedições Seculares tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas/aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar. A primeira visita ocorreu em maio de 2015 à duas aldeias do povo Pareci (veja as fotos AQUI), próximo a cidade de Campo Novo do Pareci, cujos resultados foram apresentados na sala temática Expedições Seculares, na I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão, realizada em maio de 2016.

A próxima visita técnica contemplará as cidades de Cáceres, Vila Bela e as comunidades quilombolas de Retiro e Boqueirão localizadas próximas à cidade de Vila Bela. Ela ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2016. Participarão dessa visita 55 alunos do 2º semestre do curso de Logística e Desenho em Construção Civil, ambos Integrado ao Ensino Médio, e 5 alunos do curso Técnico em Serviços de Condomínio – Proeja. Participarão, ainda, 6 docentes e 4 técnicos administrativos.