Projeto de Ensino incentiva estudantes do ensino médio a desenvolverem características empreendedoras

Publicado por: Campus Várzea Grande / 23 de Maio de 2018 às 16:16

O Projeto Despertar, coordenado pela professora Gabriela Monfredini Carvalho Neves, baseado na metodologia desenvolvida pelo SEBRAE, é um projeto de ensino baseado na educação empreendedora para o ensino médio e tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando o protagonismo juvenil.

Desenvolvido com alunos do 6º semestre de Logística do IFMT Várzea Grande, "este projeto possibilitou aos estudantes desenvolverem planos criativos para conhecerem o mundo do trabalho, aprendendo a vencer as adversidades e aplicar os instrumentos de planejamento com vistas a obter sucesso tanto na vida profissional como em seu crescimento profissional", explicou Gabriela.

"A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional", finalizou a professora.

Neste contexto, um dos grupos que estão participando do projeto desenvolveu a ideia de uma colônia feminina, onde sintetizaram, com o auxílio do professor Léo da Silva Floriano e com base num artigo científico disponível na revista eletrônica "Química Nova na Escola" (Perfumes: Uma Química Inesquecível), elementos para a criação de um novo perfume.

Dispondo de reagentes que são encontrados facilmente em lojas de aviamentos, os alunos misturaram-os em proporções específicas, finalizando a solução (ou mistura homogênea) com variadas essências - que foram escolhidas e adicionadas por eles, em proporções que os mesmos optaram durante a aula prática. Após a mistura, as amostras do perfume repousaram por 24h para, em seguida, realizar a venda, uma vez que é necessária a fixação das essências na mistura.

Enquanto isso, os alunos, juntamente da professora Gabriela, discutiram sobre o nome fantasia do perfume - Poison Sucré -, sobre a comercialização e marketing do mesmo, uma vez que houve grande aceitação do produto pelos alunos de outros semestres e cursos técnicos. Assim, continuam a produção, melhorias e preparo para mostrarem tudo que desenvolveram em outros locais, inclusive na IFestança, que acontecerá no próximo mês.

Segundo Augusto Nascimento de Lima, "o grupo queria procurar uma ideia que provavelmente não surgiria". Após surgir a ideia do perfume, o grupo procurou o auxílio do professor de Química, o Léo. "Ficamos felizes de, mesmo sem laboratório adequado para tal fim, surgir um projeto deste nível; é um gás para as demais turmas não se limitarem ao espaço e correr atrás", explicou Augusto.

Os outros grupos seguem desenvolvendo os seguimentos de: Fabricação de doces gourmet, Comércio de Sucos Naturais, e Produtos para Musculação e Ginástica e em breve terão seus produtos elaborados para comunidade.