Projeto de extensão em parceria com a ASSCAVAG revitalizará espaços públicos a partir de resíduos sólidos

Publicado por: Campus Várzea Grande / 21 de Março de 2019 às 18:15

Em 16 de março de 2019 estudantes do 4° semestre de Edificações e 6° semestre de Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande deram início às ações do Projeto de Extensão "Se essa rua fosse minha", coordenado pela professora Janaina Matoso, realizando um encontro na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande – ASSCAVAG com os catadores de resíduos sólidos parceiros do projeto.

Segundo Janaina, diante do problema latente dos resíduos sólidos urbanos, o projeto foi estruturado para esses serem a principal matéria prima utilizada nessas ações. "Inicialmente a proposta do projeto era intervir nas fachadas das casas dos associados, dessa forma, os materiais recicláveis utilizados nas intervenções tanto promoveriam melhoria da qualidade ambiental dos locais quanto modificariam a forma na qual a sociedade vê essas áreas de precariedade ambiental, os catadores e os próprios materiais recicláveis", explicou.

Ainda segundo a coordenadora do projeto, a proposta foi recebida com entusiasmo pelos associados, que sugeriram que as atividades fossem iniciadas nas imediações da associação, como forma de estimular o trabalho comunitário, bem como de modificar a forma como os vizinhos da associação veem o local. "Assim, o espaço proposto para o perímetro da associação se constituirá como ato de gentileza urbana para a vizinhança, mediante a criação de um pequeno espaço público aberto a toda a comunidade", afirmou Janaina.

Ah, se essa rua fosse minha!

"Uma rua arborizada com agradáveis espaços de permanência; sombra em um local acolhedor para sentar no final da tarde e conversar com os vizinhos; espaço para crianças e para idosos praticarem atividades ao ar livre... Essas são cenas urbanas que nos parecem agradáveis, pouco se concretizam em nossas cidades, sobretudo nas áreas periféricas". Segundo a coordenadora, pensando nisso, o "Se essa rua fosse minha" busca transformar a paisagem urbana através de pequenas intervenções em áreas públicas e em espaços privados que se voltem para essas áreas.

Prevê-se que a construção das intervenções do projeto seja realizada através de mutirões, nos quais todos estarão convidados, sobretudo a comunidade acadêmica do IFMT, famílias dos associados à ASSCAVAG e residentes das imediações dos locais de intervenção. "Acredita-se que a construção desses espaços por parte de seus próprios ocupantes será importante meio para sua conservação e manutenção, além de ser excelente meio de estimular futuras relações sociais entre os distintos segmentos que utilizarão o espaço", finalizou a professora.