Projeto de extensão "Se Essa Rua Fosse Minha" pede a colaboração através de doações solidárias para implantar ações na ASSCAVAG

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Agosto de 2019 às 18:54

Estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio de Edificações e Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande criaram uma vaquinha solidária para arrecadar doações e poder viabilizar as ações previstas pelo Projeto de Extensão "Se Essa Rua Fosse Minha".

"Nosso projeto de extensão nasce com um ousado objetivo: mudar a realidade de periferias varzeagrandenses mediante pequenas intervenções urbanas, que buscam superar a característica precariedade das periferias urbanas brasileiras", afirmam os(as) integrantes do grupo.

Segundo Isaías Pereira, presidente da associação, "hoje a ASSCAVAG é constituída por 36 catadores ativos que sobrevivem diretamente da comercialização do material reciclado", processando em torno de 120 a 140 toneladas de material reciclável por mês, o que faz um projeto como o "Se Essa Rua Fosse Minha" não só extremamente importante para associados e moradores da região, como também urgente!

Segundo as integrantes do grupo, Ana Carolina e Maiara Maia, "o projeto foi desenvolvido a partir de processos participativos, juntamente com os alunos do IFMT, a vizinhança da associação e a ASSCAVAG" e "foi realizado levando em consideração os anseios dos moradores e dos associados", explicaram. A construção vai ser feita por intermédio de oficinas e mutirões e, para que possa ser realizada, precisa de doações também. Por isso resolveram criar a vaquinha online.

LINK DA VAKINHA AQUI! Apoie, doe, divulgue!

Sobre o Projeto

O Projeto Se essa rua fosse minha surgiu, inicialmente, com o objetivo (re)vitalizar e/ou (re)urbanizar espaços, tanto privados como públicos, de modo a tornar a vida dos moradores, usuários e traseuntes mais agradáveis.

Na ocasião da criação do projeto, em 2018, Sandra Maria de Lima afirmou que ele é um grande desafio para nossos(as) estudantes, “no sentido de que terão que inovar em propostas economicamente viáveis, favorecendo o uso de materiais mais sustentáveis e possibilitando a participação dos moradores e usuários na transformação dos espaços”.

"A mobilização e sensibilização da comunidade também será outro desafio, pois esse projeto priorizará os equipamentos urbanos coletivos de pedações urbanos e a viabilização econômica da execução dos projetos só será concretizada com a participação dos moradores e comerciantes locais. Trata-se de uma mudança de cultura; espaços bem cuidados, com uma proposta visual agradável influencia no comportamento e no desenvolvimento das pessoas", explicou Sandra.

Em 2019 o projeto teve início com estudantes do 4° semestre de Edificações e 6° semestre de Desenho de Construção Civil, coordenado pela professora Janaina Matoso, com a parceria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande – ASSCAVAG, localizada no bairro periférico Jardim Eldorado (leia mais: Projeto de extensão em parceria com a ASSCAVAG revitalizará espaços públicos a partir de resíduos sólidos).