início do conteúdo

Projeto de Lei elaborado por estudantes de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande precisa de assinaturas para que vire lei

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Agosto de 2019 às 17:32

Estudantes do Curso Superior Tecnológico de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande elaboraram no último semestre, em disciplina ministrada pela professora Hellen Bucair, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que dispõe sobre mecanismos para diagnosticar, prevenir e tratar a depressão dentro das instituições públicas de ensino de Mato Grosso.

Para a professora ao elaborar um projeto de lei, "além deles estarem praticando algo que eles vêem na teoria, eles estão exercendo um papel constitucionalmente previsto que é deles enquanto cidadãos". "Este papel é ser protagonista dentro do conceito democrático, utilizando uma das ferramentas disponíveis na constituição federal que possibilita a sociedade legislar", explicou Hellen.

Para que este projeto seja colocado em prática precisa do apoio da população, colaborando com mais de 20 (vinte) mil votos para que seja aprovado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Para votar:
1 - Basta baixar o app SOBERANO do TRE;
2 - Se cadastrar;
3 - Votar;
4 - Divulgar!

Segundo a discente Anna Silveira, "a turma teve um grande desafio, que foi de criar um projeto de lei de inciativa popular". "Nós tivemos muita dificuldade no começo em relação a um tema que surtiria efeito na sociedade, porém, não desistimos diante das adversidades. A turma cooperou para redigir um projeto que se preocupasse de fato com a saúde mental e física dos alunos e professores no Estado de Mato Grosso. O projeto foi protocolado no dia 28 de junho de 2019", explicou Anna.

Durante a semana passsada, o projeto foi difundido em matérias na mídia local. Uma equipe de TV esteve presente no campus para falar com estudantes e professores sobre o tema. Veja mais, a seguir:

OLHAR CONCEITO: Estudantes criam projeto para tratar depressão nas escolas e precisam do votos para colocar em prática

GAZETA DIGITAL: Alunos do IFMT elaboram projeto de lei de prevenção do suicídio 

SAIBA MAIS:

Página do Facebook: Juntos contra a Depressão 

APP para votar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tremt.soberania

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT