Projeto do IFMT Várzea Grande é aprovado em Programa de capacitação Internacional

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Março de 2016 às 14:17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande acaba de ter um projeto aprovado na Chamada Professores para o Futuro – Finlândia III. A Coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, Elisângela Almeida Barbosa, representará o Projeto PlantART, e passará 03 (três) meses na Finlândia em capacitação para a execução do projeto.

O objetivo do programa Professores para o Futuro é selecionar propostas de professores da Rede Federal, voltadas à integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada da Rede com as demandas de inovação do setor produtivo e da comunidade. Veja o resultado.

A professora Elisângela Almeida coordenará o projeto PlantArt após seu retorno da Finlândia, uma das exigências da Chamada. Segundo ela, “o projeto é um primeiro passo na direção da curricularização da Extensão, pois suas ações de estágio curricular atendem diretamente as demandas da sociedade”.

Sandra Lima e Elisângela Almeida

“Estou na expectativa de uma experiência enriquecedora e de um grande aprendizado, de ter contato com saberes e técnicas que possam melhorar e ampliar minhas ações enquanto Professora e Coordenadora, contribuindo com as ações do campus Várzea Grande, que conta com um grupo de servidores envolvidos no projeto comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, finalizou Elisângela.

Conheça o projeto aprovado

O Projeto PlantART - Arquitetando com a comunidade, de autoria da Prof.ª Sandra Maria de Lima, foi criado considerando-se os eixos tecnológicos do IFMT Várzea Grande, que são Infraestrutura e Gestão de Negócios. O objetivo do projeto é atender a comunidade carente nas imediações do campus, ofertando gratuitamente projetos para a regularização de edificações e novas construções.

O PlantART tem uma equipe multidisciplinar, contando com gestores, professores e técnicos administrativos. Ele envolve, também, estudantes do curso técnico em Desenho de Construção Civil, participando de todo o processo de execução dos projetos executivos de regularização de edificações, e a doação de projetos executivos, com a respectiva regularização na Prefeitura de Várzea Grande e no Conselho Regional de Engenharia. A execução do PlantART no campus está sob a coordenação da Prof.ª Mariane Campos.

Segundo a Diretora do campus e autora do projeto, Sandra Maria de Lima, a ideia principal “é fazer com que estudantes dos cursos relacionados à construção civil, possam ter a prática profissional através da prestação de serviço à comunidade, colocando em prática todos os saberes e competências adquiridos no curso e, também, fomentar o espírito colaborativo dos alunos”.

Além disso, busca-se com o PlantART, o desenvolvimento de ações voltadas à plena formação profissional dos alunos do campus, o resgate da cidadania e a integração da comunidade interna e externa do IFMT Várzea Grande.

ASCOM/IFMT Várzea Grande