Quase mil estudantes de Especializações EaD do IFMT Várzea Grande apresentaram TCCs em Seminário de Pós-Graduação

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Dezembro de 2018 às 14:53

Nos dias 13 e 15 de dezembro de 2018 cerca de 850 estudantes do curso de Especialização em Gestão Pública, somando 234 trabalhos distribuídos em 11 polos distintos, mais 130 alunos de Especialização em Proeja, com 45 trabalhos em 12 polos, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso – TCCs das Especializações oferecidas pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande na modalidade a distância, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Os cursos tiveram início no segundo semestre de 2017, com duração de 18 meses. No curso de Especialização em Gestão Pública foram matriculados 1044 alunos e no curso de Especialização em Proeja foram matriculados 168 alunos. Ambos os cursos concluíram com um aproveitamento de 80%, sendo 850 aprovados em Gestão Pública e 135 em Proeja. Segundo Larissa Medeiros, Coordenadora de EaD no campus, "a execução dos cursos foi um grande desafio assumido pelo IFMT Várzea Grande em 2017, considerando que foram os primeiros curso na modalidade a distância e que envolveram mais 80 professores e 40 tutores ao longo dos cursos".

"Atuo em Educação a Distância desde 2009 nos cursos oferecidos pelo IFMT na modalidade a distância e sempre acreditei que essa modalidade é uma grande oportunidade para nossa Instituição se fazer presente nos locais mais distantes e mais carentes de ensino de qualidade. Hoje na Coordenação de Educação a Distância do campus e com a conclusão desses cursos de forma tão exitosa, com um aproveitamento de 80% dos alunos matriculados, tenho ainda mais certeza, que a EaD é capaz de oferecer oportunidades a pessoas e locais que antes não as vislumbravam, contribuindo de forma determinante na transformação de toda uma comunidade”, concluiu Larissa.

Segundo Sônia Maria de Almeida, Coordenadora do Curso de Especialização em Proeja, "o IFMT atua presencialmente em 19 campi do estado de MT e saber que ele chega ainda mais longe através da EaD me faz acreditar ainda mais no objetivo maior de nossa instituição, que é oferecer ensino de qualidade nesse estado continental, beneficiando muitos estudantes excluídos da oportunidade de escolarização. Como profissional da EJA me sinto contemplada com a Educação a Distância ofertada pelo IFMT, que propicia o acesso a essa parcela da população através dos cursos de graduação e pós-graduação". Para ela, "o Curso de Especialização em Proeja do IFMT Campus Várzea Grande demonstrou através do perfil de seus alunos, que tanto a Educação a Distância, quanto a Educação de Jovens e Adultos, são modalidades que devem promover não só o acesso à educação, mas a permanência e o êxito".

Para Nasson Arruda, Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública, "o curso de modalidade a distância ganhou espaço na sociedade acadêmica, rompendo barreiras e promovendo o saber a todos, prova disso é a conclusão do curso de Especializações em Gestão Pública com número surpreendente de alunos matriculados". Segundo ele, "cada discente contribuiu para o avanço desta modalidade, onde a maioria selou esta etapa concluindo com brilhantura na defesa do TCC". Não só isso: "o Curso de Especializações em Gestão Pública (2017-2018) deixou marcas triunfantes de determinação, superação e vitória, motivando a caminhada em busca do acesso à educação para todos, educando para vida e para o trabalho!", finalizou Nasson.

As defesas foram realizadas durante o I Seminário de Pós-Graduação do IFMT Várzea Grande, onde quase 1000 alunos distribuídos em 17 polos presenciais (Arenápolis, Alto Araguaia, Água Boa, Barra do Bugres, Canarana, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Jauru, Juína, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sapezal, São Felix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira). Algumas apresentações foram realizadas também a distância, com a participação de alunos que residem em outros estados e, até, com alunos que estavam em outros países.

Vejam algumas fotos do evento no ÁLBUM DO FACEBOOK.