Reunião Pedagógica aborda Avaliação na perspectiva humanística

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Março de 2016 às 13:36

Os servidores do O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram ontem, dia 17 de março, a Reunião Pedagógica e de Planejamento do 1º semestre 2016/1.

Durante a manhã, foram dados os informes e mostrado o Orçamento e o Plano de Trabalho Docente - PTD do campus. Além disso, a psicóloga Fernanda Zanata fez a apresentação do Plano de Ação da Psicologia Educacional 2016 e fez um diálogo sobre Dificuldades de Aprendizagem.

Durante a tarde, a Pedagoga da Reitoria, Profa. Silvia Stering, e a pedagoga do campus Várzea Grande, Sônia Almeida, realizaram uma Oficina de Avaliação e Didática. Segundo Silvia, "a ideia da oficina foi de discutir com os professores os conceitos e diferentes tipos de avaliação, além de falar das formas de avaliar a aprendizagem sem fazer 'terrorismo' com os estudantes".

Segundo a pedagoga, "a ideia que os alunos têm da avaliação é como um momento de tensão. Então, o professor deve fazer o momento da avaliação um momento leve, de cooperação, aprendizagem e promoção humana". Para Silvia, é pertinente discutir isso na Rede Federal porque nem todos os professores são licenciados. "Como a licenciatura trabalha a dimensão humana da avaliação e, não a usa apenas como uma forma de aferir o conhecimento adquirido, é importante repassar isso aos demais docentes", finalizou.