Servidora do IFMT - Campus Sinop tem artigo sobre Ensino Médio Integrado publicado em livro

Publicado por: Reitoria / 11 de Outubro de 2017 às 11:39

A técnica em assuntos educacionais, Rose Márcia da Silva, do IFMT Campus Avançado Sinop, teve um artigo publicado no livro“Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios", lançado no Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, que aconteceu no fim de setembro, em Brasília.

Intitulado "Currículo Integrado: uma proposta em construção", o artigo é um recorte da dissertação de Mestrado “Efetivação do Currículo Integrado no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) – Campus Sorriso”. O livro está disponível, em anexo.

O trabalho foi realizado com o objetivo de compreender como se efetiva o currículo integrado, qual a concepção de currículo integrado presente na literatura, nos discursos oficial, institucional e dos sujeitos envolvidos, além de compreender os avanços e desafios dessa construção/efetivação.

A expectativa da pesquisadora é que a pesquisa possa contribuir com avanços em termos teórico e prático, tanto para o campo do currículo integrado quanto para a luta por uma educação omnilateral, politécnica e unitária e no fortalecimento do Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e demais redes de Educação Básica e Profissional.

Recortes das realidades nos Institutos Federais

Organizado por Adilson Cesar Araújo e Cláudio Nei Nascimento da Silva, o livro conta com 35 artigos abordando estudos teóricos e empíricos, que acontecem nos Institutos Federais. Entre os trabalhos há relatos de estudos detalhados sobre experiências pontuais da Rede Federal; a relação curricular do ensino com a pesquisa e extensão; as perspectivas dos estudantes sobre o ensino médio integrado; a educação profissional no campo; uma leitura histórica sobre a reforma do ensino médio; o programa de jovens e adultos neste contexto, além de outras abordagens esclarecedoras.

Para um dos organizadores da publicação, Cláudio Nei Nascimento, a edição traz estudos teóricos e empíricos que acontecem nos institutos federais. “São dois tipos de experiência que ocorrem na Rede. Por meio delas, há uma espécie de ressignificação do ensino médio à luz de experiências locais”, afirmou. “Uma outra característica é que os textos apresentam uma preocupação com o contexto em que estamos vivendo, que é desafiador e exige de nós um certo posicionamento, bem como uma compreensão mais crítica da realidade”, completou.

Ascom/Reitoria/IFMT com informações da Ascom/Conif