início do conteúdo

Tribunal de Contas traz projeto de controle social e cidadania para estudantes de Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 16 de Setembro de 2016 às 18:56

No dia 15 de setembro de 2016, estudantes do Curso de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande assistiram uma palestra com a equipe do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O evento faz parte do Programa Consciência Cidadã do TCE-MT nas Universidades, com a finalidade de trazer informações sobre controle social e cidadania aos alunos de ensino médio e superior.

A programação contou com a fala inicial de Susye Ekil, Representante da Secretaria de Articulação e entrega de um kit de vídeos e livros como doação para a biblioteca do campus. Logo depois Ana Karyne Padilha, Chefe do Gabinete do Conselheiro Substituto João Batista de Camargo Jr., fez uma apresentação sobre o “Tribunal de Contas do Estado”, além de explicar a importância dos mecanismos existentes para regular os atos dos gestores públicos.

  

Num terceiro momento, Francisco Emmanuel Dias Gargaglione, Assessor Técnico do MPC-MT, explicou um pouco sobre o “Ministério Público de Contas”. Por fim, abriu-se para perguntas dos estudantes, que puderam esclarecer dúvidas sobre a fiscalização dos recursos públicos e de como exercer sua cidadania e o controle social.

Segundo Hellen Bucair, professora do curso, esta foi uma experiência muito enriquecedora e que teve tudo a ver com os temas que costumam trabalhar em sala de aula, como os poderes e suas funções. Para ela, "todos os gestores públicos deveriam assistir uma palestra dessa antes de ocupar qualquer cargo". Hellen explicou que sempre enfatiza em sala de aula o papel deles enquanto cidadãos e representantes de uma sociedade que precisa ter uma gestão participativa, cobrando dos poderes públicos para que as políticas públicas atendam verdadeiramente as demandas sociais.

Para ler as apresentações, ACESSE.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT