Turmas dos primeiros semestres do Ensino Médio realizaram visita técnica à UFMT

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Maio de 2018 às 18:49

Na última quarta-feira, dia 09 de maio de 2018, estudantes dos primeiros semestres dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizaram uma visita técnica na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, acompanhados pelos professores Diego Rezende, Isabela Lucena, Natallia Sanches e a técnica Hellyda Queiroz.

A visita foi realizada em três âmbitos: na parte da manhã, visitaram o zoológico para ver novos campos com conteúdos da disciplina de biologia, ministrado pela Professora Isabela; à tarde, os estudantes do curso de Desenho de Construção Civil visitaram o Museu do Índio, com a professora da disciplina de História de Arquitetura, Natallia, e a técnica de laboratório, Hellyda; além disso, todos os estudantes também visitaram o laboratório de anatomia, como atividade prática da disciplina de Educação Física, ministrada pelo Professor Diego.

Segundo Nathália Fernanda Oliveira de Morais, aluna de Edificações, "no laboratório tivemos uma visão muito boa sobre anatomia, foi muito bom conhecer o corpo humano daquela forma, foi muito bom ter o contato e é sensasional para um aluno de primeiro ano poder estar tendo este tipo de visita, é gratificante". Mesma opinião de Flávio de Oliveira Marques Jr., também de Edificações, que achou tudo aquilo "tão real".

Para Andriws Vinícius Nunes de Souza, de Desenho de Construção Civil, "a principal experiência foi ver o modo como eles [os monitores e futuros médicos] trabalham e usam o profissionalismo à favor deles pra gente entender mais fácil o que eles querem passar e facilitar a convivência em um ambiente que a gente não está tão familiarizado".

"Foi muito bom porque fugiu da teoria... a prática é como se fosse uma conclusão de tudo o que você estudou a vida inteira, desde que você era pequenininho, vendo a formação de tudo, e agora, você vê tudo na realidade, ali na sua frente, e é muito interessante ver que aqui a gente pode ter essa realidade", explicou Andriws.

Segundo Ricardo de Luka Martins Xavier, também de DCC, "quando começou a palestra eu conheci os monitores de medicina e eu achei eles são realmente muito inteligentes, mas não é uma coisa muito distante da gente, eles foram muito educados, explicaram muito bem o conteúdo, falaram sobre automedicação e, mais uma vez, refletiu na minha vida de estudante, pois você não pode se automedicar para estudar, etc".

Veja mais o que os alunos acharam da visita, na conversa a seguir:

Para finalizar, o Professor Diego agradeceu toda a estrutura que a Instituição ofereceu, aos servidores e à liga de anatomia do curso de medicina da ufmt, pois todos foram bastante importantes neste processo: "acredito que essa relação pode se estreitar mais para que possamos ter a possibilidade de ter um vínculo e poder levar esses alunos com muito mais facilidade".