Veja a programação completa da I Jornada Científica do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Maio de 2016 às 16:05

Evento será guiado por temática indígina e contará com oficina de aproveitamento de água de ar-condicionado, lançamento de projeto cultural e participação de projeto literário

O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realiza, nos dias 24 e 25 de maio de 2016, sua I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão “Expedições Seculares”. A programação terá minicursos e oficinas, palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e mostra. A palestra de abertura será ministrada na noite do dia 24 de maio por Nélio Bizzo, professor de biologia da USP, com o tema "Darwin: no telhado das Américas".

Programação

Dentre as atividades que serão ofertadas, a professora Sandra Maria de Lima realizará, no dia 25 de manhã, uma oficina baseada em seu projeto de reaproveitamento da água de ar-condicionado, criando um sistema de gotejamento e captação de água, que será utilizado para regar o jardim do campus e, futuramente, uma horta medicinal.

Além disso, também terão oficinas de Libras, mandalas, moda e sustentabilidade e minicursos de várias temáticas, desde agronegócio , passando por direitos do consumidor, abuso de drogas, ética em pesquisa, como usar uma calculadora financeira, metodologia de trabalho científico, primeiros socorros, até oratória e apresentação de TV.

No dia 25 à tarde será lançado o CultIF, casulo de projetos culturais, com sua primeira atividade, o Pinacoteca no Pátio, que fará a exposição bimestral de artistas e suas obras, acompanhados de música clássica da época, palestras, discussões e oficinas relacionados ao tema.

Durante o dia 25 de maio ainda terão apresentações de trabalhos e exposição de banners, lançamento de livro e, a partir das 10h, uma mesa redonda sobre Arquitetura Indígena, com a participação do Prof. Nélio Bizzo, da Professora Dorcas de Araújo Silva (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Indígenas da UFMT) e Professora Sandra Maria de Lima (IFMT).

O evento contará, ainda, com uma sala de exposição do Projeto de Ensino Expedições Seculares 2015, com uma oficina sobre política, o Fast Food da Política, e com a participação do Projeto Inclusão Literária, durante o dia 25/05, com leitura para crianças no pátio do campus.

Sobre a Jornada

As Jornadas Científicas do IFMT Várzea Grande terão seus temas relacionados ao Projeto de Ensino Expedições Seculares, que tem o objetivo de proporcionar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes do nível médio. Em 2015, o projeto teve como temática condutora A Questão Indígena no Século XXI. Na primeira fase do projeto os estudantes e servidores visitaram a duas aldeias do Povo Pareci no município de Campo Novo do Parecis.

Assim sendo, a I Jornada terá o tema voltado às questões indígenas, com uma sala temática expositiva dos trabalhos realizados durante o projeto, em 2015. Além disso, palestras e mesas-redondas também se voltarão ao tema. Inscreva-se e saiba mais: I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JCPEX 2016 (para se inscrever, é preciso fazer um cadastro simples no site).

O quê: I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JCPEX 2016
Quando: dias 24 e 25 de maio de 2016