Viagem ao Sul do país proporcionou momentos de aprendizado e cultura para estudantes do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Maio de 2018 às 11:25

65 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Logística e Edificações do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram, entre os dias 11 e 17 de abril de 2018, uma excursão que percorreu parte do Sul do país, passando pelo Paraná e por Santa Catarina. A viagem foi acompanhada pelo projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, "Rede Digital pela Paz".

Durante 07 dias passaram por vários lugares, acompanhados pelos professores Ivan, Rafael, Edmir, Saiani, Gabriela e pela técnica Nádia. Dentre eles, conheceram o Marco das Três Fronteiras e as Cataratas do Iguaçu, realizaram uma Visita técnica à Usina de Itaipu, viajaram de trem de Curitiba para Morretes, fizeram uma visita técnica ao Porto de Paranaguá e e Visitas guiadas em Curitiba (Parque Barigui, Mercado Municipal, Jardim Botânico, Mini Museu Ferroviário e Museu Oscar Niemyer), todos esses locais no Paraná. Em Santa Catarina puderam conhecer o Mercado Municipal de Florianópolis e praia da Joaquina.

Para Heitor Neves Nunes, estudante do 6° semestre de Desenho de Construção Civil, “esta viagem marcou cada um de nós alunos de alguma maneira, seja pelo conhecimento técnico obtido durante as visitas, seja pela experiência de conhecer novos lugares; mas, independente de cada sentimento, lembrança e experiência, ela com certeza será inesquecível na vida de cada um que esteve presente”.

Segundo relato de Heitor: “A nossa primeira parada foi sem palavras, conhecer uma das 7 maravilhas da natureza foi algo espetacular! É como se toda aquela paisagem fosse uma miragem pois é muito difícil de acreditar que ainda existe coisas tão belas que o ser humano não tenha tocado. Saindo de algo incrível criado pela natureza e indo para uma criação humana, Itaipú é algo indescritível, é uma obra de arte, vendo toda aquela construção imensurável percebemos como o homem é capaz de criar algo que muitas vezes está além da sua mente, é inimaginável pensar que tudo aquilo está de pé, mas conforme vamos conhecendo a usina pode perceber o quão trabalhoso e pensado foi a construção de Itaipú, do início do projeto até a sua execução. Para nós do eixo da construção civil esta visita agregou muito ao nosso currículo e ao nosso conhecimento técnico”.

Segundo Augusto Nascimento de Lima, 6º semestre de Logística, “a viagem foi de suma importância, pois tivemos a oportunidade de sair do estado, algo que muitos de nós não teríamos condição; o fato do Instituto proporcionar isto foi enriquecedor, me senti muito realizado, ver a expressão de felicidade no rosto dos meus colegas em momentos como quando pisamos na areia da praia e se sentir bem por ter essa oportunidade deixa qualquer um muito feliz”.

Caio Felipe Ferreira de Oliveira, do 6º semestre de Desenho de Construção Civil relatou ter aprendido muitas coisas durante a viagem. “Achei o convívio entre os alunos uma coisa bem legal, por mais que tinham suas diferenças, mas foi bem harmonioso e também os professores sempre nos ajudando no que podiam, e no final conhecer a praia, uma coisa que eu tinha visto só por foto, uma coisa muito maravilhosa, gostei muito, foi bastante proveitosa e espero que acrescente muito na minha vida esta viagem técnica”, finalizou Caio.

Veja o álbum de fotos do Facebook: Viagem - Abril 2018

Projeto Rede Digital Pela Paz

Edmir Soares de Sena, professor do campus, policial civil e gerente do projeto “Rede Digital pela Paz” interagiu com os estudantes durante a viagem, dialogando sobre os malefícios do uso de drogas e bebidas alcoólicas, além de debater com eles sobre o cenário de violência na sociedade, em especial questões como drogas, bullying e ciberbullying.

Segundo Edmir, “o trabalho integrado com o IFMT vem de longa data, onde já foram realizadas diversas ações junto ao Campus de Várzea Grande, Octayde, Bela Vista e São Vicente. Sendo que umas das metas da Coordenadoria de Polícia Comunitária é ampliar estas ações para beneficiar mais de 25 mil alunos da rede de educação federal”.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Judiciária Civil
www.pjc.mt.gov.br, asscom@pjc.mt.gov.br, (65) 3613-5673

Leia mais: Rede Digital pela Paz acompanha alunos do IFMT em excursão pelo País

Publicado em 27/04/18; republicado em 03/05.