Visita técnica à Chapada dos Guimarães mostrou aspectos multidisciplinares aos estudantes do Proeja e do Subsequente

Publicado por: Campus Várzea Grande / 2 de Dezembro de 2016 às 16:34

No último sábado, dia 26 de novembro de 2016, estudantes dos cursos Proeja e Subsequente do Instituto Federal de Mato Grosso IFMT - Campus Várzea Grande realizaram uma visita técnica em Chapada dos Guimarães. Segundo Alexandre Vinícius Gonçalves Nascimento, professor que organizou a visita, o objetivo da viagem foi apresentar aspectos físicos e arquitetônicos referentes ao processo de ocupação do Estado de Mato Grosso e do município.

Outros aspectos vistos, segundo Alexandre, foram no tocante à religiosidade popular, o ‘desbravamento’ dos sertões, a procura por jazidas de ouro, captura de índios e a catequização jesuítica no século XVIII. "Além disso, buscou-se mostrar aos alunos elementos referentes ao bioma Cerrado e a estrutura geológica e geomorfológica, bem como suas características hidrográficas e realizar a análise territorial de Chapada dos Guimarães sob a ótica das disciplinas de Geografia, Biologia e Química", explicou o professor.

A aula seguiu o seguinte roteiro:
- Visita à Igreja Nossa Senhora de Sant’anna: palestra sobre a religiosidade no século XVIII, a devoção à Santa Ana, missões jesuíticas e a vinda dos bandeirantes para Mato Grosso;
- Visita à Fazenda Buriti: o Casarão Colonial, a formação da cidade de Chapada dos Guimarães, os Biomas e os aspectos naturais;
- Ida ao Mirante: a formação rochosa e os elementos geográficos;
- Aula às margens do Rio Mutuca: abastecimento da Capitania de Mato Grosso e a descoberta das primeiras jazidas de ouro.

A visita também contou com a presença da Professora Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco, pesquisadora na área de História, que desenvolve um trabalho sobre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a ocupação territorial da região. A professora acompanhou os alunos na aula e discutiu com eles a respeito dos primeiros povoados surgidos na cidade. Além disso, os 16 estudantes foram acompanhados por professores de várias áreas: Natalya Loverde Parpinelli, Aline Jôse Santos e Jucelino Gimenez.