Visitas técnicas à premiado prédio da capital explicam sobre práticas sustentáveis para estudantes do ensino médio

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Setembro de 2019 às 17:48

Entre os dias 10 e 12 de setembro de 2019 foi realizado um ciclo de visitas técnicas ao Centro Sebrae de Sustentabilidade com estudantes dos 1º e 5º semestres do curso de Edificações, 4º e 5º semestres de Desenho de Construção Civil e 5º semestre de Logística do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande. As visitas foram acompanhadas pelas professoras Gabrielly Silva, Mariane Brandão, Diana Paula, Janaina Matoso e Saiani Zarista.

Segundo a professora Gabrielly, "tais alunos foram levados a conhecer as práticas sustentáveis que foram aplicadas no projeto e execução do prédio, bem como, em sua operação atual". "Tais práticas compreendem ações realizadas nas áreas de água, energia, resíduos sólidos, acessibilidade, conforto térmico, entre outros aspectos", explicou. Para ela, buscou-se "a interligação dos conhecimentos repassados em diversas disciplinas, tais como: Gestão Ambiental, Arquitetura, Geografia e Instalações hidráulicas, com a vivência prática das ações efetuadas no local".

Jefter Souza, estudante do 1º semestre de Edificações explicou que o " objetivo da visita foi trazer-nos a oportunidade de refletir que é possível o desenvolvimento sustentável". "Tivemos uma palestra com um representante do Sebrae e foi possível adquirir bons conhecimentos sobre a política de sustentabilidade, foi surpreendente para todos nós conhecer a estrutura e todo processo construtivo do prédio, é muito rico saber que há possibilidades de construções sustentáveis", finalizou Jefter.

Para Raul França, do 5º LOG, "a turma pode ter contato direto com ideias e inspirações que são válidas para o projeto EcoLog, que será realizado no próximo semestre". O estudante diz ter gostado muito da recepção da servidora Letícia e que, além de encontrarem três tipos de biomas no local (amazônico, pantaneiro e cerrado), "experimentamos um ambiente sustentável e aprendemos a como tratar relações ambientais entre água, energia e floresta através de vídeos e jogos interativos".

Já para Bárbara Bastos, estudante do 5º semestre de Edificações, "a visita ao espaço Sebrae foi uma oportunidade de adquirir um grande conhecimento sobre a sustentabilidade, pois sua edificação foi pensada em diminuir os impactos ambientais que uma construção gera, visando reaproveitar o máximo possível de seus recursos, uma vez que todo resíduo gerado no local tem uma destinação correta, ou um reaproveitamento adequado para a utilização no próprio prédio".

Tecnologias do prédio (Leia mais)

Segundo a professora Mariane Brandão, "o prédio foi pensado para funcionar com o mínimo de iluminação artificial e, para isso, foram adotadas paredes de vidro, que deixam entrar a iluminação natural, e brises de concreto e metal, que impedem a entrada de radiação solar direta, evitando o superaquecimento dos ambientes". Além disso, "toda a edificação é em concreto aparente, o que requer pouca manutenção de pintura, e alguns materiais utilizados são reciclados, como o piso e os painéis em TECA do Auditório".

"A edificação tem projetos hidráulico e sanitário que faz o reuso de água de chuva, a qual é armazenada em cisternas para posterior uso sanitário e manutenção de jardim e horta. Todo o lixo produzido no edifício é reciclado: o orgânico é transformado em adubo nas composteiras que eles têm lá (uma funcionário do prédio é a responsável por acompanhar todo o processo), os resíduos não orgânicos são recolhidos por empresas de reciclagem parceiras do Sebrae. A visita foi finalizada com os alunos acessando o painel de vídeos interativos que contam sobre todos os projetos do SEBRAE voltados para sustentabilidade", finalizou Mariane.

Texto e imagens: Cristiane Fronza (ASCOM/IFMT Várzea Grande)