#ZicaZero: Estudantes do IFMT Várzea Grande tornam-se agentes em "Patrulha contra o mosquito"

Publicado por: Campus Várzea Grande / 29 de Fevereiro de 2016 às 16:43

Em dia de mobilização, estudantes, professores e agentes do CCZ realizaram uma blitz à procura de focos do Aedes aegypti

Na manhã da última sexta-feira (26/02), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Várzea Grande, acompanhados de 18 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e por professores do campus, realizaram uma ação de instrução e prática no combate aos focos do Aedes aegypti, a "Patrulha contra o mosquito".

Na ação, grupos de quatro e cinco estudantes se revezaram em percorrer os estabelecimentos comerciais e residenciais da Avenida Tiradentes, onde tiveram a oportunidade de observar como os agentes atuam no seu dia-a-dia no combate aos focos do mosquito e como dar orientações aos moradores.

Segundo Saiani Zarista, professora de geografia do campus, "durante as visitas, os agentes mostraram e nos explicaram como devemos falar com os moradores, como devemos observar o quintal e orientar quanto a eliminação dos focos de criadouros do mosquito".

Além disso, os estudantes também puderam observar as dificuldades encontradas pelos agentes em desenvolverem sua atividade profissional, pois muitos moradores se recusam em recebê-los, ou muitas residências estão fechadas. Segundo Saiani, são nestes locais onde, provavelmente, existiam focos de criadores do mosquito.

"Realmente, na prática, foi bem proveitosa a atividade, e podemos todos, docentes e discentes, aprender a dar valor neste trabalho árduo, o qual na maioria das vezes não tem seu valor reconhecido, mas que é de suma importância para evitar que uma epidemia catastrófica se espalhe por todo o país", explicou Saiani.

Ainda segundo Saiani, como não existem agentes suficientes para atuarem em todos os bairros de Várzea Grande, "ações como esta, desenvolvida em parceria com o IFMT e o Centro de Zoonoses, são de extrema importância para tentar desenvolver na comunidade a sensibilização e conscientização quanto ao cuidado e limpeza dos próprios quintais, no intuito de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti".

Outras ações

No dia 18 de fevereiro, o professor Jucelino Gimenez realizou, também, uma oficina de armadilha para o Aedes. O objetivo foi ensinar os alunos a prepararem sua própria armadilha para o mosquito Aedes aegypti, com garrafa pet, tela, fita crepe e reação de gato.

No dia 19 de fevereiro de 2016, o IFMT Várzea Grande participou do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika - Dia "D", com a realização de três palestras para treinamento de pais e estudantes, tendo como foco dar orientações de técnica de visita domiciliar para combate ao mosquito Aedes aegypti.

Próxima ação: No dia 08 de abril, grupos de alunos visitarão os quarteirões em que moram para fazer a conscientização e a limpeza de quintais, com os vizinhos. Na visita, os estudantes serão equipados com bonés, camisetas, luvas e buchas, para que lavem as vasilhas que constatarem a presença dos ovos do mosquito.

Por ASCOM/IFMT Várzea Grande