início do conteúdo

Acesso e Emissão de documentos por meio do Q-Acadêmico

Para acessar o sistema Q-acadêmico, siga esses passos:

Acesse: https://academico.ifmt.edu.br ou portal do Aluno no https:// https://vgd.ifmt.edu.br/
Em seguida  SISTEMA ACADÊMICO

Clique em ALUNO e leia atentamente todas as informações da página inicial.

O "Login" é seu número de matrícula. A senha provisória é 123.  

Clique em OK ou pressione ENTER. Altere sua senha, atualize seus dados e poderá utilizar o sistema normalmente. 

 

Emissão de documentos pelo Q-Acadêmico

Alguns documentos podem ser emitidos diretamente pelo Portal do Aluno, no Q-Acadêmico, com validação de autenticidade. Basta acessar seu portal do aluno, fazer o download do documento, imprimir e apresentar onde for necessário.

Os documentos disponíveis são:

  • Declaração de Matrícula;
  • Declaração de Conclusão;
  • Boletim Escolar;
  • Horário individual do aluno.

Veja como solicitar documentos diretamente no Portal do Aluno:

PASSO-A-PASSO

1. Acesse o link https://academico.ifmt.edu.br/ e escolha o item ALUNO;

2. No campo Login, digite o seu número de matrícula e no campo Senha a sua senha cadastrada. Se esqueceu a senha, clique na linha em azul Esqueci minha senha para o processo de recuperação de senha;

3. Aparecerá a tela principal do(a) estudante conforme abaixo.

4. Você deverá clicar no item SOLICITAR DOCUMENTOS.

Ao clicar no item “Solicitar documentos”, aparecerá a seguinte tela:

Neste menu de solicitação, você terá acesso aos documentos:

  • Boletim Escolar;
  • Declaração de Conclusão (somente para aluno concluído);
  • Declaração de Matrícula para alunos devidamente matriculados no ano/semestre;
  • Horário do Aluno.

Para os estudantes que precisam comprovar o horário de aula, basta imprimir a Declaração de Matrícula e depois o Horário do Aluno.

Para Imprimir, basta clicar em um dos itens do quadro Modelos de Documentos Disponíveis e, se estiver regular, logo aparecerá a opção conforme a figura abaixo:

 

Basta clicar no item DOWNLOAD e será efetuado o download do arquivo em .pdf para o seu smartphone, tablet ou computador.

 

IMPORTANTE

O documento Declaração de Matrícula para alunos devidamente matriculados no ano/semestre tem a mesma validade dos Atestado de Matrícula emitido e assinado pelo Registro Escolar.

Os alunos que estão com Matrícula Trancada ou "Em Aberto" não conseguirão emitir a declaração de matrícula. Neste caso, se, ainda não excedeu o prazo de trancamento e nem de matrícula em aberto (02 períodos para cada), basta nos enviar um e-mail solicitando o documento.

Para visualizar se sua matrícula está regular, basta acessar o portal do aluno e ir até o menu Boletim. Abaixo da palavra Boletim constará o número da matrícula, o nome do estudante e o ano/período letivo. No quadro de disciplinas deve constar a situação "Cursando".

Os estudantes CONCLUDENTES (que já cursaram todas as disciplinas e estão na fase do estágio) também podem emitir a declaração de matrícula.

Todos os documentos emitidos no portal possuem autenticação no lado esquerdo da folha. Portanto, ao imprimir, verifique se foi impresso o código do documento e a URL de autenticidade.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT