início do conteúdo

Assessoria de Comunicação - ASCOM IFMT VGD

Assessoria de Comunicação (também denominada pela sua abreviação, Ascom) é uma atividade de Comunicação Social que estabelece uma ligação entre uma entidade (indivíduo ou instituição) e o público (a sociedade exposta à mídia). Em outras palavras, Assessoria de Comunicação é administração de informação. (fonte: wikipedia)

Jornalista: Cristiane Guse Fronza
Registro Profissional 0001957/MT, 31/10/2013
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5563934270033644
E-mail institucional: cristiane.fronza@vgd.ifmt.edu.br

E-mail: ascom@vgd.ifmt.edu.br
Horário de atendimento ao público: segunda à sexta feira, das 14h às 19h.

FUNÇÕES: Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons; interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos; fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; acompanhar e registrar aulas práticas, visitas técnicas e viagens; assessorar nas atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão; manter o portal do campus atualizado (textos dos menus, notícias/reportagens, álbum de fotos, vídeos, etc.); divulgação de eventos, cursos, ações institucionais, editais e projetos; atualizar página oficial do campus no Facebook e YouTube.

ATENÇÃO

Para a cobertura jornalística/fotográfica de eventos promovidos pelo campus Várzea Grande, os interessados devem enviar solicitação com até 48 horas de antecedência, para agendamento e organização dos horários de cobertura. O contato poderá ser feito pelos e-mails acima, informando o tema do evento, os nomes dos principais convidados que estarão presentes e o horário previsto para início e término (e outras informações que achar pertinente).

A comunidade acadêmica também pode solicitar a divulgação de notícias, eventos e sugerir projetos de pesquisa e extensão para reportagens. Para isso, professores, pesquisadores e/ou estudantes devem encaminhar para o e-mail ascom@vgd.ifmt.edu.br o conteúdo contendo nome completo do solicitante, e-mail, telefone, título da pesquisa e/ou projeto, resumo e, se necessário, anexos. A finalidade é divulgar a produção intelectual e cultural do campus para a comunidade.

Por fim, textos e imagens/artes que serão divulgadas interna ou externamente, usando a marca do Instituto (nome e logo), devem passar pela revisão do(a) jornalista. Para isso, devem ser enviadas com 03 (três) a 05 (cinco) dias de antecedência do prazo para entrega/impressão/divulgação. Vale também para artigos/resumos/banners que serão apresentados em eventos. Neste caso, devem ser enviados com, no mínimo, uma semana de antecedência (07 dias).

BASE LEGAL

LEI Nº 5.250, DE 09/02/1967 - Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação.
LEI Nº 8.027, DE 12/04/1990 - Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências.
DECRETO Nº 1.171, DE 22/06/1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
LEI Nº 9.610, DE 19/02/1998 - Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências
DECRETO Nº 6.555, DE 08/09/2008 - Dispõe sobre as ações de comunicação do Poder Executivo Federal e dá outras providências.
DECRETO Nº 7.379, DE 01/12/2010 - Dá nova redação e acresce dispositivos ao Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, que dispõe sobre as ações de comunicação do Poder Executivo Federal e dá outras providências.
INSTRUÇÃO NORMATIVA SECOM/SG-PR Nº 1, DE 27/07/2017 - Dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal e dá outras providências.
CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS BRASILEIROS - Código de ética dos jornalistas brasileiros.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002