início do conteúdo

Turmas de Gestão Pública receberam representantes da Assembleia Legislativa para um bate-papo interdisciplinar

Publicado por: Campus Várzea Grande / 6 de Junho de 2022 às 18:34

A experiência foi muito enriquecedora para mim também; a dedicação dos professores e dos alunos foi contagiante! - Carlos Dornelas 

Várias turmas do Curso Superior em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande receberam, na noite do dia 01º de junho, representantes da Assembleia Legislativa (o Procurador Carlos Dornelas e o Consultor Legislativo, Gabriel Lucas) e o ex-servidor Xisto Bueno para um bate-papo sobre a estrutura deste poder, bem como em relação ao processo de elaboração de leis.

Segundo a professora que organizou o evento, Hellen Bucair, "simplesmente fomos agraciados com uma belíssima apresentação dos três, que trouxeram, tanto a estrutura do poder, quanto o processo de elaboração das leis, pormenorizando a questão das discussões que são feitas nas Câmaras Setoriais, bem como em relação aos turnos de votação, como são compostas essas câmaras, dentre outros aspectos".

"O Xisto e o Gabriel abordaram bem essa questão da estrutura das leis, do processo de elaboração das leis e da estrutura do poder legislativo e o Carlos trouxe uma riquíssima explanação sobre a Procuradoria da Assembleia e nos ensinou o que faz um profissional desta área e de que maneira ele atua na defesa tanto dos seus pares, quanto de todos servidores da Assembleia", explicou Hellen. 

A conversa foi interdisciplinar e contou com a participação das turmas dos 1º, 2º, 3º e 4º semestres, tratando de vários assuntos interligados às disciplinas dos professores Alexandre Silva de Moraes, Luiz Carlos dos Santos e Nilmara Meireles Fonseca, além das turmas da professora Hellen Caroline Ordones Nery Bucair.

Segundo Pedro Patrocino, estudante do 4º semestre, a conversa sobre a Assembleia "foi muito produtiva e permitiu que todos os discentes que estavam presentes entendessem melhor o funcionamento interno da ALMT, suas atribuições típicas e atípicas, todo o processo até a publicação de uma lei, seus departamentos internos". "Também propiciou a nós, discentes, entendermos a importância de elegermos bons deputados para um bom funcionamento do nosso estado como um todo", afirmou Pedro. "Os professores foram excelentes, dinâmicos e usaram uma metodologia de fácil compressão, deixando claro para todos nós que dominam tanto a teoria como a prática", finalizou.

Para o Consultor Legislativo, Gabriel Lucas Scardini Barros, "foi uma grande honra receber o convite para falar sobre o Poder Legislativo Estadual para os alunos do curso de Gestão Pública, dividindo a apresentação com grandes profissionais; uma turma aplicada e interessada na estrutura e funcionamento da Assembleia Legislativa, que proporcionou um bate papo muito construtivo".

"Com muita honra participei do evento falando um pouco sobre o Poder Legislativo e sua função típica de criar leis", relatou Xisto Alessandro Bueno, que acredita "ser fundamental que todos entendam esse processo, que todos enxerguem a importância do Poder Legislativo na construção da nossa realidade social e, sobretudo, que possam participar dele em seus grupos na sociedade civil organizada".

"Deixo meus parabéns para a professora Hellen pela iniciativa e agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada de participar do evento. Fico à disposição para novas convocações", finalizou Xisto.

__________________________________________________

Carlos Antonio Dornellas Filho (cadorf2011@hotmail.com): Especialista em Direito Civil e Processual Civil; especialista em Direito Penal e Processual Penal; especialista em Direito Administrativo e Constitucional. Analista judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Tem atuado ultimamente como Corregedor-Geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Gabriel Lucas Scardini Barros (gabriellucas.adv@gmail.com): Advogado Especialista em Direito Legislativo, Consultor Legislativo – ALMT (desde setembro/2021), Ex-Secretário de Serviços Legislativos (2017-18), Ex-Secretário Parlamentar da Mesa Diretora (Jan/19)

Xisto Alessandro Bueno (xistobueno@gmail.com): Graduado em direiro pela UFMT. Servidor da ALMT de 2002 até 2019, tendo sido Assessor Parlamentar do Deputado Riva; Membro de equipe técnica de várias CPIs; Consutor Técnico-Legislativo da ALMT (setor que adminsitra o trabalho das Comissões Permanentes); Secretário de Serviços Legislativos (setor que trabalha a parte adminsitrativa do processo legislativo); Secretário Parlamentar da Mesa Diretora (setor que organiza as sessões e assessora o presidente na dinâmica dos trabalhos do plenário). Também coordenou o trabalho de câmaras setoriais temáticas e comissões especiais. E, desde 2019, é Diretor Executivo do Fórum Mato-grossense da Agropecuária - Fórum Agro MT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT