Bate-papo com egressos marcou o segundo dia da JENPEX, que termina hoje à noite

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Maio de 2018 às 14:29

O evento tem programação voltada à todos os públicos do campus Várzea Grande: ensino médio, superior e especializações EaD; além de estudantes dos cursos de extensão, egressos e comunidade externa

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, desde o dia 02 de maio, a III Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2018. O segundo dia do evento (03 de maio de 2018) foi muito produtivo e contou com várias oficinas e minicursos de várias temáticas, desde criptografia até construção de caleidoscópio, passando por literatura, jogos offline, gestão de pessoas e normas ABNT.

Para o Diretor Substituto do campus, João Bosco Beraldo, é muito gratificante ver que a programação do evento tem agradado todos os nossos públicos e ver como a JENPEX 2018 está mais completa e envolvente.

Durante a tarde do segundo dia do evento, foi realizado I Bate-Papo com Egressos, coordenado pela Psicóloga do campus, Fernanda Zanata. "Com este trabalho, temos a intenção de contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional do adolescente, estudante do ensino médio técnico do instituto, proporcionando um espaço para que ocorra a troca de saberes e experiências profissionais entre os egressos do curso e os estudantes que estão cursando, assim como aqueles que pretendem ingressar no curso técnico do IFMT Várzea Grande", explicou Fernanda.

Segundo a psicóloga, o bate-papo "é uma oportunidade para os estudantes conhecerem sobre experiências e trajetórias profissionais de quem já foi estudante, como eles, e que agora está ainda realizando ou já realizou a transição da escola para o mundo do trabalho". O evento visa a possibilidade de contribuir com a aproximação do egresso à instituição, participando e contribuindo com o processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes, fortalecendo a construção da identidade profissional do Técnico de Nível Médio dos cursos profissionalizantes do campus Várzea Grande e também "é uma oportunidade para a instituição e seus servidores receberem feedback de seu trabalho, tendo a oportunidade de melhorar as ações do campus, direcionando-as de maneira mais eficaz para cumprir a missão do IFMT, que é educar para a vida e para o trabalho", finalizou Fernanda.

À noite foi a vez dos estudantes do curso superior de Gestão Pública e cursos de especialização aprenderem um pouco mais sobre metodologia e abordagem científica com os professores Fábio Mariani e João Vitor Gobis. Além disso, as egressas dos cursos de extensão Teresa de Benguela tiveram uma oficina sobre Marketing Pessoal e Postura Profissional, com a servidora Fernanda Almeida.

Hoje, durante a manhã, foram realizadas duas palestras: a primeira sobre Bioconstrução: arquitetura sustentável e da terra, com a Arq. Ana Paula Lívero Sampaio, e Tecnologia Indígena e Arquitetura, com o Dr. José Afonso Botura Portocarrero, autor do projeto do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá/MT; além das oficinas. Agora à tarde ainda serão realizadas várias atividades culturais e algumas oficinas.

À noite ainda tem a finalização do I Fórum das Especializações com a palestra "O Estado da Arte em Proeja", com Ms. Rodrigo de Freitas Amorim, e a Mesa Redonda "Perspectivas Políticas e Econômicas no Brasil e Mato Grosso", com Ms. Marcus Vinicius Taques Arruda e Ms. Ricardo Roberto de Almeida Capistrano.

Veja o ÁLBUM DE FOTOS NO FACEBOOK.