início do conteúdo

História


     

HISTÓRICO DO IFMT - CAMPUS VÁRZEA GRANDE

O Campus Várzea Grande foi criado através da Portaria Federal nº 993, de 07 de outubro de 2013, com publicação no Diário Oficial da União em 08 de outubro de 2013, fazendo parte da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A demanda originária partiu da Prefeitura Municipal de Várzea Grande em 2011, com vistas a promover uma discussão acerca da demanda local por cursos superiores e técnicos. Em 2012, o Governo Federal inseriu o Município de Várzea Grande no programa de expansão da RFEPCT. A prefeitura doou uma área para a construção da sede definitiva do campus, localizada no bairro Chapéu do Sol, tendo a escritura do terreno sido registrada oficialmente em nome do IFMT em julho de 2013. Inicialmente, o campus foi instalado num prédio cedido pela administração municipal localizado no bairro Manaíra e contava com 11 (onze) salas, contudo, foram feitas algumas adaptações para transformar o espaço físico de forma a atender as necessidades de instalação do campus.

Conforme explicitado no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019 - 2023, os eixos tecnológicos trabalhados pelo Campus Várzea Grande são os de Infraestrutura e o de Gestão e Negócios, seguindo as tendências demonstradas em relatórios e pesquisas econômicas.

O campus só iniciou suas atividades a partir de setembro de 2014 com a oferta de 60 vagas distribuídas em 02 turmas do Curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico nos períodos matutino e vespertino. Em seguida, foram ofertadas 100 vagas para cursos do programa PRONATEC/Mulheres Mil, são eles: Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Aeroporto, Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Limpeza em Aeronaves e Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Rampa e Fiscal de Pista.

No início de 2015, o campus passou a ofertar os seguintes cursos técnicos de nível médio:  Desenho de Construção Civil – nas modalidades Integrado e Subsequente ao Ensino Médio; Logística Integrado ao Ensino Médio e Serviços de Condomínio por meio do Proeja – Integração da Educação Básica com Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Em 2016, ampliou-se a oferta do Ensino Médio Integrado com o curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio, como também o ensino superior com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

A partir de 2017, o campus ampliou suas vagas em todo o estado de Mato Grosso com a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu por meio da Educação a Distância – EaD pelo programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB, são eles:

  1. Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Gestão Pública;
  2. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Libras e Educação Inclusiva;
  3. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Formação Docente para a Educação Profissional Integrada com e Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja.

A partir de 2020, enquanto curso regular do campus, foram ofertadas 60 vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano por meio da Educação a Distância – EaD com a previsão de encontros presenciais ao longo do curso. Trata-se de um curso que abrange os conhecimentos dos eixos trabalhados pelo campus – infraestrutura e gestão e negócios, destinado a portadores de diploma de qualquer curso de nível superior (Tecnólogos, Licenciados e Bacharéis), com interesse voltado à compreensão dos múltiplos aspectos do desenvolvimento urbano e que  exercem atividades em  órgãos  públicos,  entidades privadas ou  do  terceiro  setor.

A primeira diretora eleita foi a professora Dra. Sandra Maria de Lima, empossada em 20 de abril de 2017, com mandato de 2017 a 2020. O segundo diretor eleito foi o professor Me. João Bosco Lima Beraldo, que tomou posse no dia 19 de abril de 2021, onde ficará no cargo até 2024.

Atualmente, o Campus Várzea Grande oferece os seguintes cursos:

Ensino Médio Integrado ao Técnico – EMI

  • Desenho de Construção Civil;
  • Edificações;
  • Logística.

Educação Superior

  • Graduação: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
  • Pós Graduação: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano.

 Formação Inicial e Continuada

  • FIC em Inglês Básico
  • FIC em Espanhol Básico
  • FIC em Ensino da Matemática para o Ensino Fundamental I - Módulo I
  • FIC em Língua Brasileira de Sinais - Libras

Publicado em setembro/2015; última atualização em jan/2022.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT